Ricordi D´Itália faz recital beneficente

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Coral Ricordi D´Itália realiza neste sábado, 18, um recital beneficente em comemoração aos 20 anos de fundação legal. De acordo com a presidente do coral, Elena Dos Santos Machado, esta é uma atividade que vá vinha sendo realizada com a intenção de mostrar o trabalho desenvolvido pela equipe, e por isso “nada melhor do que comemorar este aniversário com um novo recital”.  “O mais importante é que além de cantarmos novas musicas talvez não conhecida por todos, estaremos ajudando, juntamente com o Colégio Notre Dame, a oportunizar um natal mais feliz para as crianças de nossa cidade”, destacou Elena.

Atualmente o coral conta com 27 componentes, sendo regido pela maestrina professora Maria Teresinha Fortes Braz, e com acompanhamento dos músicos: no piano, professora Márcia Oltramari; na gaita, Davi Reginatto e Miguel Pereira, e no violão, Aldori Paim. A presidente lembrou que o coral é formado por cantores amadores que o fazem por amor a música, principalmente a italiana. “Ninguém aqui visa o lucro, o que queremos é mostrar e cultuar as tradições italianas trazidas pelos imigrantes, através das músicas e até mesmo do vestuário, já que nossas roupas são todas baseadas na cultura italiana. É uma honra para nós fazermos parte deste grupo, e mais ainda, por poder estar à frente dele no ano em que comemoramos 20 anos de fundação legal, apesar de o coral tem uma história de 35 anos”, declarou.
 
História

O Coral Ricordi D’Itália é uma entidade cultural sem fins lucrativos com sede em Passo Fundo , formado por um grupo de pessoas de diversos ramos profissionais. O grupo foi fundado oficialmente em dezembro de 1990, entretanto, ele existe de fato desde 1975, quando foi fundado pelo saudoso maestro Carino Corso. Neste período eles ganharam diversos prêmios, entre eles: o primeiro lugar na categoria folclórica, com a canção “In Campagna Cantando Si Vá” na Cantoria Italiana de Serafina Correa, em 1993; em julho de 1998, o coral foi agraciado com o prêmio “Vox Pópuli”, com a canção “Viva Noé”, na mesma competição; em dezembro de 2009, o coral recebeu da Assembleia Legislativa o prêmio Victor Mateus Teixeira, como intérprete de música ítalo-riograndense. Atualmente possui três CDS e um livro com 280 músicas e partituras.
 
Recital
O recital acontecerá às 18h no salão de eventos do Colégio Notre Dame, com entrada pela Moron. O ingresso será a doação de brinquedos, bombons, balas, pirulitos e outros para assim ofertar às crianças pobres do município. Todos estão convidados a participar.

Gostou? Compartilhe