Das 1.183 ocorrências em 2010, 729 envolvem o trânsito. Em relação a 2009, esse ano registrou 506 acidentes a mais, mas em compensação houve menos mortes. No mesmo período do ano passado morreram 80 pessoas e em 2010 foram registradas 7 mortes. O número de ocorrências por embriaguez praticamente se manteve. Segundo o comandante do 3º RPMon, Tenente-Coronel João Darci Gonçalves da Rosa, todos os dias um ou dois condutores são pegos dirigindo embriagados. "Esse problema acontece mais no final de semana e durante a noite. Há muita participação de jovens, mas isso não exime as pessoas de idade", disse Gonçalves.
Diariamente, também são registrados pelo menos dois acidentes com vítimas pela Brigada. A moto é o veículo que mais se envolve em acidentes. O comandante atribui o alto número de acidentes na cidade ao trânsito que não foi planejado, à frota de veículos que aumenta todos os anos e à falta de conscientização dos pedestres e motoristas de Passo Fundo. "No horário de pico, as pessoas dirigem apressadas e ficam estressadas. Muitos pedestres também não respeitam a sinalização. Não esperam o sinal e não atravessam na faixa de segurança", argumentou. O comandante também relatou que os motoristas respeitam apenas as sinaleiras que geram multas, mas nas antigas eles continuam a passar no sinal vermelho e em velocidade. "Isso é falta de educação e conscientização dos condutores", alertou Gonçalves.
Dados da BM:
Acidentes 2009 2010
Danos materiais 165 121
Lesões corporais 49 520
Atropelamentos 2 81
Mortes 80 7
Total 223 729
Embriaguez ao volante:
Embriaguez 2009 2010
Abordagem de rotina 35 34
Lesões corporais 17 20
Danos materiais 23 13
Outros tipos - 7
Total 75 74
Guarda Municipal de Trânsito
A Guarda Municipal de Trânsito atende apenas ocorrências com acidentes que causam danos materiais. Conforme a agente fiscal de trânsito e de educação, Raquel Rúbio, são atendidos muitos acidentes envolvendo motocicletas. Os dias de chuva também são mais propícios para acidentes na cidade. "Eu acredito na educação e nas campanhas. Talvez falte mais atenção dos condutores, mas Passo Fundo está longe do caos. Tem lugares bem piores", disse Raquel. Confira o número de acidentes registrados pela Guarda Municipal de Trânsito. O órgão só atende acidentes com danos materiais.
Ano 2009 2010
Danos materiais 1878 1141
Motocicletas 161 101
Outros veículos 1717 1040
Vida Urgente pede fiscalização da Lei Seca
O programa Vida Urgente faz parte da Fundação Thiago Gonzaga e tem como objetivo mobilizar a sociedade para uma mudança de cultura, através de ações educativas e culturais, com o objetivo de valorizar e preservar a vida. O coordenador das ações em Passo Fundo, Sidnei Castanheira, disse que os jovens entre 18 e 29 anos são as maiores vítimas da violência no trânsito no Brasil. As causas variam entre ingestão de álcool, alta velocidade e imprudência. A Lei Seca diminuiu as mortes, mas os números poderão aumentar novamente se não houver fiscalização. "No começo, as pessoas que saiam para beber ligavam para a esposa buscar ou ligavam para um táxi, mas agora constatamos que as pessoas relaxaram e parecem não mais se importar com a Lei. É preciso que haja fiscalização, senão a lei não vai adiantar", disse Castanheira.
Mais de 70 mil veículos
O secretário de Transporte, Mobilidade Urbana e Segurança, Ermindo Simonetti, revelou que o trânsito na cidade é uma questão complexa em virtude da grande demanda. São cerca de 70 mil veículos que circulam diariamente na cidade. "Passo Fundo é um polo regional, um ponto de concentração dos municípios", disse Simonetti. Ele disse que os anéis viários deverão diminuir o fluxo. "A STMUS está intensificando as coisas que são mais rápidas e que causam respostas imediatas, como a sinalização aérea e de pistas", disse o secretário.
Programação da Semana Nacional do Trânsito
O tema da Semana Nacional do Trânsito é "Cinto de Segurança e Cadeirinha", e ocorre de 18 a 25 de setembro. Em Passo Fundo, a Secretaria de Transporte, Mobilidade Urbana e Segurança (STMUS), através dos agentes fiscais de trânsito do núcleo Educação para o Trânsito e outras entidades parceiras, desenvolvem uma programação especial.
Segundo a agente fiscal Raquel Rúbio, a ideia é despertar a conscientização e educação dos condutores e pedestres.
Confira a programação:
21/09 - 14h30: Blitz informativa na esquina das ruas Fagundes dos Reis e General Osório. Apresentação de teatro de fantoche na Escolinha São Mateus.
23/09 - Dia municipal do agente de trânsito: Distribuição de fôlderes e material informativo na esquina das ruas Teixeira Soares e Paissandu.
25/09 - 15h: Encerramento das atividades - Praça da Mãe (peça teatral de estátuas vivas, escolinha móvel da Guarda Municipal, chegada do passeio ciclístico).