Passo Fundo já vive em ritmo de Semana Nacional do Trânsito. A programação, que este ano tem como tema Cinto de Segurança e Cadeirinha, foi lançada na manhã deste sábado junto com outras atividades no plenarinho da Câmara de Vereadores.
Na oportunidade, com a presença de pessoas envolvidas com o tema, se manifestaram o secretário municipal de Saúde, Alberi Grando, representando o Executivo, o secretário de Transportes, Mobilidade Urbana e Segurança, Ermindo Simonetti, o vereador João Pedro Nunes e o presidente da Câmara, Luiz Miguel, além de representantes do Lions e Rotary, entidades parceiras. Todos parabenizaram a iniciativa do Núcleo de Educação, dos Agentes Municipais de Trânsito, que leva as mensagens e orientações durante todo o ano, para vilas, bairros, empresas e estabelecimentos de ensino da cidade.
A campanha é mais uma ferramenta no sentido de diminuir os acidentes de trânsito e seus reflexos negativos no município, explicaram os organizadores. As atividades vão se estender até o próximo dia 25. Na oportunidade os agentes também entregaram certificados de participação a pessoas e entidades que apoiam os projetos de educação para o trânsito.
Outro ponto importante da solenidade foi a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso de fotografias Bons Exemplos no Trânsito de Passo Fundo, organizado pelo mesmo núcleo, visando difundir a prevenção e as boas maneiras, entre estudantes de escolas de Passo Fundo.
Na categoria pré-escola, ganhando uma bicicleta, foi vencedor Luiz Eduardo Rodrigues, da Escola Municipal Senador Pasqualini; também com uma bicicleta foi vencedora no ensino fundamental, Stéfani Andrade, da Escola Estadual Monte Castelo; no Ensino Médio, venceu Bruna Ferrão, do Cecy Leite Costa; na livre, venceu Márcia Maroniene, do Instituto Federal Sul Riograndense: e na categoria escola, foram premiadas em primeiro a Escola Municipal Senador Pasqualini e em segundo a Escola Municipal Santo Antônio.
Ações refletem no comportamento dos motoristas
No Brasil, em 2008, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizam o cinto de segurança. Provavelmente, este comportamento reflete ações de educação e fiscalização de trânsito que mobilizaram os cidadãos de forma eficiente. Prática de notável relevância para segurança do trânsito brasileiro haja vista que o uso do cinto pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito.
Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária, segundo dados do Denatran.