Daniela Wiethölter/ON
Na 18ª edição da Mostra da Cultura Gaúcha, o dia a dia do gaúcho, desde os tempos mais primórdios, foi retratado ao longo da Avenida 7 de Setembro na tarde de sábado (18). As oito entidades tradicionalistas que abrilhantaram o desfile encenaram os principais símbolos da vida nos pampas: as charqueadas, o cultivo da erva-mate, a lida no campo, as danças tradicionalistas, os jogos de osso e de truco, a vida em família e os principais pensadores que influenciaram os ideais farroupilhas.
Com o tema Farroupilhas: ideais, cidadania e revolução, o desfile contou GTC Cavaleiros do Mercosul, CTG Lalau Miranda, CTG Moacir da Motta Fortes, GTF Guapos da Agronomia, CTG Dom Luiz Felipe de Nadal, Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz, CTG Fagundes dos Reis e o CTG Estância Nova.
O tempo bom colaborou com o desfile, trazendo para a avenida mais de oito mil pessoas, que assistiram a encenação desde a Avenida Brasil até a Avenida Presidente Vargas. Em pé, sentados nas arquibancadas, em cadeiras de praia ou no meio-fio da calçada, o público apreciou cenas tradicionais do cotidiano gaúcho, como o chimarrão e o churrasco.
Troféu Paixão Côrtes
O grande vencedor da Mostra 2010 foi o CTG Lalau Miranda. Entre os requisitos avaliados pela comissão julgadora, a entidade apresentou a melhor indumentária, cronologia, carros alegóricos, interpretação e o desenvolvimento do tema.
Para o coordenador da 7ª Região Tradicionalista do MTG, Sebastião Oliveira Cavalheiro, todas as entidades festejaram as comemorações farroupilha cumprindo com rigor os requisitos da Mostra e retratando o orgulho de ser gaúcho. “Foi muito bom reviver o tempo quando os gaúchos precisaram enfrentar o regime para conquistar a liberdade e a cidadania que vivemos hoje”, disse.
CTG Lalau Miranda
O Lalau Miranda foi o primeiro CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Passo Fundo. Fundado em 24 de março de 1952, tem como objetivo cultuar e difundir as imortais tradições do pampa. Nesta 18ª edição da mostra, a entidade apresentou em nove alas o tema "O trabalho: a lida de campo e charqueadas". A encenação mostrou a evolução das atividades cotidianas do gaúcho: a agricultura de subsistência, o preparo dos alimentos, a ordenha e a fabricação do queijo, o rodeio e sua dimensão cultural e econômica, a tosquia a martelo, o trabalho de extração do couro e do ferreiro, o cultivo da erva-mate e as charqueadas.
Confira a classificação geral
1 – CTG Lalau Miranda
2 – Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz
3 – GTF Guapos da Agronomia
4 – CTG Estância Nova
5 – CTG Dom Luiz Felipe de Nadal
6 – CTG Moacir da Motta Fortes
7 - CTG Fagundes dos Reis
8 – GTC Cavaleiros do Mercosul
Concurso de cavalarianos
Inserido nos festejos farroupilha, também houve o concurso de cavalarianos, realizado na manhã desta segunda-feira (20). A comissão julgadora avaliou entre outros aspectos, a maior e mais bonita montaria, pilcha do cavalheiro, o número de cavaleiros e a mais bem apresentada cavalaria. Participaram do desfile, 14 entidades tradicionalistas e o grande vencedor foi o GTG Cavaleiros do Planalto Médio.
Classificação do desfile das cavalarias
1 – GTG Cavaleiros do Planalto Médio
2 – CTG Lalau Miranda
3 – Departamento Tradicionalista Simpasso
4 – GCT Cavaleiros do Mercosul
5 – CTG Tropel de Caudilhos
Festejos
Os festejos farroupilhas, que iniciaram no dia 1° de setembro, com chegada da chama crioula no município, foram encerrados no final da tarde de ontem no CTG Moacir da Mota Fortes com a realização da ronda, café de chaleira, almoço e jantar com prato típico – Cabo de Relho e churrasco e ainda a divulgação do resultado da Mostra da Cultura Gaúcha e do desfile da cavalaria. Após foi extinta a chama crioula e realizado o arriamento dos Pavilhões.