A leitura é uma janela aberta para o mundo

A importância da leitura fez parte da XII Semana da Qualidade do Programa 5S´s do HSVP

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No dia 16 de setembro, a programação da XII Semana da Qualidade do Programa 5S´s do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) abriu uma janela para o mundo ao abordar a importância da leitura para a construção do conhecimento e a capacidade de comunicação. O professor Eládio Vilmar Werschenfelder, do Mundo da Leitura da Universidade de Passo Fundo (UPF), proferiu a palestra, mesclando histórias, contos, livros, personagens e poesias.

A leitura abre a mente para adentrar um mundo repleto de possibilidades, onde a imaginação ganha asas e voa a procura de novas descobertas. O professor reconhece que o ato de ler é o alimento para a mente. “A leitura de qualquer suporte (seja jornal, revista, livro, internet...) alimenta e dá vida à memória”. Neste aspecto, Eládio salienta que o exercício da leitura é uma das formas de evitar doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer e Parkinson.

No contexto hospitalar, o palestrante chamou atenção para a necessidade da palavra vir antes da ação de um profissional da enfermagem, por exemplo. “Antes de aplicar uma injeção é importante conversar com o paciente, dizer que será só uma picadinha, que não vai doer”, orienta Eládio, ao evidenciar que se este profissional lê, ele tem o domínio da palavra e isto fará toda a diferença no atendimento.

Para o professor, o livro somente será um objeto cultural de valor se for aberto e utilizado. Outro ponto é despertar a leitura como algo prazeroso e agradável.  A formação de crianças leitoras inicia-se com a contação de histórias. Uma opção interessante apresentada por Eládio é dar livros lúdicos às crianças, possibilitando a brincadeira e interação.   

Gostou? Compartilhe