Os incidentes registrados no cruzamento das Ruas Benjamin Constant e Eduardo de Britto motivaram o Conselho Municipal de Trânsito a instalar uma lombada física no local. As famílias que moram no final da primeira rua sofrem com o excesso de velocidade dos veículos. Apenas uma das residências teve o portão invadido três vezes por veículos que não pararam no cruzamento. A colocação do novo controlador já está autorizada.
O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Ermindo Simonetti, destaca que a decisão foi baseada nas reivindicações dos moradores e num abaixo-assinado organizado pelo vereador Paulo Neckle. Na última semana, o Conselho Municipal de Trânsito foi convocado e decidiu pela liberação da obra. "Encaminhamos ontem à Secretaria de Obras o pedido para a construção. Em seguida será realizada a demarcação dos parâmetros, que serão definidos pela engenharia. O quebra-molas não deve ficar a menos de 15 metros da esquina da Rua Benjamin Constant", explica Simonetti. Por ser uma obra relativamente simples, o secretário afirma que o tempo de construção será apenas o de organização dos procedimentos legais.
No último final de semana, por volta das 2h da manhã, uma caminhonete Ranger invadiu uma casa no final da rua Benjamin Constant. No acidente, parte do muro foi quebrado e os portões entortados. O vereador Neckle enviou ao Executivo um pedido de providências. No documento, além da lombada física, ele sugere a remarcação da velocidade permitida no trecho, hoje de 50 km/h, a alteração da via preferencial no cruzamento entre a Benjamin Constant e a Lava-Pés e a colocação de tubos de concreto na calçada em frente às residências.
Novo semáforo
Entraram em funcionamento à 0h de hoje novos semáforos com fiscalização eletrônica no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Olavo Bilac, no bairro Petrópolis. A substituição dos antigos aparelhos deve amenizar o problema da falta de respeito à sinalização. Os motoristas deverão estar atentos ao limite de velocidade - 60 quilômetros por hora - bem como ao sinal vermelho e o limite da faixa de pedestres. O INMETRO já aferiu o equipamento e a sinalização vertical e horizontal adequadas ao novo sistema.