Gesp divulga problemas ambientais históricos

No mês em que o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) completa 27 anos, os ecologistas da ONG lançarão cartazes e um blog com os dez problemas ambientais históricos que ainda não foram solucionados em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

O Gesp lançará na próxima semana os dez problemas ambientais históricos de Passo Fundo. A ONG completou no Dia da Árvore, 21 de setembro, 27 anos. Para marcar o aniversário, o grupo colocará em prática um projeto de divulgação dos assuntos ambientais que ainda não foram solucionados pelo poder público e que causam sérios danos ao meio ambiente e à população da cidade. Os dez problemas serão publicados em cartazes que serão espalhados pelas entidades, universidades, escolas públicas e particulares do município. Um blog está sendo criado para a comunidade ter mais informações sobre os assuntos.

O nome Sentinela dos Pampas é em homenagem ao pássaro Quero-Quero que quando se sente ameaçado grita em sinal de alerta. Cansados de esperar pelo cumprimento da legislação e pelas soluções do poder público, o Gesp resolveu "gritar" os problemas ambientais de Passo Fundo. Na próxima sexta-feira, o grupo lançará o material com os assuntos defendidos pelo grupo há séculos e que nunca foram solucionados. A internet será uma das ferramentas essenciais para fazer a interação com as pessoas.

A ideia de elencar os problemas ambientais surgiu no seminário anual do Gesp realizado no final do ano passado. A presidente da ONG, Lucinda Gonçalves Pinheiro, faz parte do grupo há 12 anos. Ela disse que o Gesp continuará pautando as novas demandas, mas vai cobrar aquelas que já foram denunciadas. "Somos voluntários, doamos o nosso tempo e queremos ver os resultados. O Gesp faz a diferença em Passo Fundo e lutamos pelos problemas que afetam a todos", disse Lucinda.
A vice-presidente Flávia Biondo da Silva disse que a comunidade poderá contribuir para resolver os problemas históricos. "As pessoas poderão ter mais informações sobre os dez problemas através do blog. Foi um trabalho pensado e com o objetivo de solucionar as dificuldades", explicou Flávia.

Confira os dez problemas ambientais históricos de Passo Fundo:
1 - Reserva Biológica Arlindo Hass
2 - Invasão da área do Rio Passo Fundo
3 - Bosque Lucas Araújo
4 - Mobilidade Urbana
5 - Parque da Vergueiro
6 - Arborização Urbana
7 - Áreas de Preservação Permanente
8 - Lixo
9 - Patrimônio Histórico Cultural
10 - Saneamento Básico

Gostou? Compartilhe