Ventos chegaram aos 69 km/h

Amanhã de terça-feira (21) virou noite por quase uma hora e previsão é de que umidade e chuvas permaneçam durante toda a semana

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

A primavera deve mesmo começar chuvosa. Mesmo com a interferência do fenômeno La Niña, que prevê poucas chuvas durante a estação das flores, o início da primavera não vai escapar da umidade. Apesar dos ipês já florescidos, a chuva, em vez das flores, é o que vai marcar a transição das estações, que acontece às 0h09 de quinta-feira (23). Aliado a isso está o alerta para chuvas fortes e rajadas de vento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que devem permanecer até, pelo menos, a próxima madrugada.

"Recebemos do Inmet no domingo (19) à tarde um alerta de que as condições meteorológicas seriam favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva por vezes forte, descargas elétricas, rajadas de ventos de intensidade moderada a forte até a quarta-feira (22)", salienta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo. De acordo com ele, a rajada mais forte ocorreu às 8h da manhã de terça-feira (21) que foi de 69 km/h.

Também às 23h30 de segunda-feira (20) uma forte rajada atingiu os 62 km/h. "A partir da rajada de segunda-feira à noite já era possível dizer que o tempo começava a se preparar para o que ocorreu nesta manhã (21). Das 8h30 às 9h30 o dia ficou noite. Isso se deve a um sistema de baixa pressão associado a nuvens carregadas", salienta Sampaio. Além disso, a região foi atingida pela passagem de uma nuvem conhecida como cúmulo nimbus, "que é uma nuvem temida por todos, até mesmo pelos pilotos, e geralmente por onde ela passa, deixa estragos porque vem com pancadas de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento", explica. Segundo o observador, a cúmulo nimbus, traz o vento para a superfície e junto com ela vem a queda de granizo, como a que ocorreu pela manhã na região de Serafina Corrêa.

Queda temperatura

A passagem da temida nuvem não chegou a trazer destruição para Passo Fundo, uma vez que não foram feitos chamados de emergência para o Corpo de Bombeiros pela manhã, mas trouxe queda da temperatura. "A temperatura, após a passagem dessa nuvem, caiu 5 graus em cerca de uma hora", comenta Sampaio e a tendência é de que as mínimas continuem um pouco abaixo do esperado para a primavera, ao menos durante esta semana.

Mais chuva para começar a primavera
Conforme Sampaio, a tendência é de que essas condições climáticas permaneçam até, pelo menos, hoje. "Na quinta-feira, no início da madrugada, mais precisamente à 0h09 se inicia a primavera, que deve começar com chuva. Durante esta semana os períodos de sol serão raros", destaca o observador. Segundo ele, muita nebulosidade associada à umidade relativa do ar trazem a chuva forte de volta no domingo (26): "como diz a lenda, a enchente de São Miguel se confirma e, tranquilamente, o dia da procissão os fieis serão contemplados com chuva", alerta.

Chuva na média
Esta semana, mesmo com o fenômeno La Niña, as chuvas e a umidade devem se intensificar, "se se confirmarem as informações do Inmet, até segunda-feira da semana que vem (27), teremos chuvas que tranquilamente chegarão à média do mês, que é de 206,8 milímetros. A quantidade de chuva que o Inmet estima é de 120 milímetros a 150 milímetros para esta semana", informa Sampaio.

Temperaturas
De acordo com o observador meteorológico, as temperaturas, devido à umidade, não deverão ser muito elevadas, "as mínimas deverão ficar próximas aos 12ºC e as máximas não passando dos 22ºC, sendo que a mais alta do feriadão foi domingo, de 23ºC", afirma.

Residências destelhadas
O temporal de ontem causou estragos em pelo menos oito residências no município de Marau. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros local os destelhamentos foram parciais e ninguém ficou ferido. Os incidentes se concentraram nos bairros Planalto e Santa Lúcia. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez cobertura provisória das casas atingidas. Além disso, na comunidade de São Marcos das Laranjeiras, no interior do município, uma árvore caiu sobre um estábulo. No centro da cidade uma árvore caiu na rua.

Gostou? Compartilhe