Daiane Colla/ON
No ano em que completou 85 anos de fundação, o jornal O Nacional comemora mais uma conquista. Ele é o mais lido entre os jornais que circulam em Passo Fundo, pelo segundo ano consecutivo. Na pesquisa realizada em setembro de 2009, ON foi o preferido por 52,8% dos leitores de Passo Fundo. Os dados desse ano apontam um crescimento de 10 pontos percentuais em número de leitores.
Entre os dias 6 e 7 de setembro de 2010, o Instituto Methodus entrevistou 400 leitores de jornal, homens e mulheres, com 18 anos ou mais, de diferentes classes sociais, leitores de jornais e residentes no município. Na amostra, a margem de erro prevista é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. Do total de entrevistados 62,8% disseram que são leitores de O Nacional (veja tabela).
Um dos pontos mais expressivos da pesquisa está no item que se refere às informações comerciais. Cerca de 51% dos entrevistados disseram que quando desejam comprar produtos como veículos, imóveis, bens duráveis ou serviços no comércio de Passo Fundo consultam jornal para saber das ofertas, contra 7,5% que responderam que preferem ouvir rádio e 8,5% que optam pela televisão. E dos 51% que buscam informações em jornais, 53,4% responderam que preferem O Nacional para fazer este tipo de consulta. A pesquisa ainda mostra que dos leitores que habitualmente costumam ler classificados no município de Passo Fundo, 32,8% preferem O Nacional.
Crescimento em circulação
Os dados são reflexo direto do bom momento que o jornal vive. Enquanto a média nacional de crescimento dos jornais impressos diários foi de 3% no último ano, O Nacional atingiu uma taxa de 15%. "Isto é fruto do investimento que temos feito nos últimos anos. O aumento de circulação se faz pelo esforço que toda a equipe do jornal faz, muito focada em entregar na casa ou na banca o melhor jornal que nosso leitor pode receber. O Nacional é um jornal moderno, de fácil leitura, com um bom projeto gráfico e editorialmente muito bem qualificado", lembra o diretor executivo de ON, Múcio de Castro Neto. Ele lembra que além do conteúdo diário, o jornal conta com 12 suplementos semanais e mensais, além de um portal de notícias na internet que nos últimos 30 dias atingiu 123 mil acessos únicos mensais, um recorde desde que o site está no ar.
Múcio de Castro Neto ainda observa que a pesquisa de mercado serve como subsídio no posicionamento estratégico da empresa. "A pesquisa demonstra transparência para os nossos anunciantes. O anunciante só terá condição de decidir o melhor lugar para investir seu dinheiro, no momento em que tem certeza que as informações passadas a ele são corretas. Com isso, o mercado passa a fazer uma analise mais crítica baseada em informações confiáveis", frisa.
Mais leitores
Um dos aspectos mais positivos da pesquisa é certamente o crescimento no número de leitores. "Esse é um dado importante e uma informação positiva para os jornais, ao contrário do que vem se pregoando. O índice de leitura vem aumentando na nossa população", observa Neto.
O diretor presidente do Grupo Editorial O Nacional, Múcio de Castro Filho, comemora os dados, que estão na contramão do que muitos especialistas afirmam. "Dizer que a internet veio como um substituto do impresso é uma inverdade, e essa pesquisa é prova disso. Todas as mídias se acomodam. O leitor de jornal sempre será leitor de jornal. Trabalhamos há 85 anos sempre focados num segmento, que é a comunicação. Muito nos orgulha que Passo Fundo reconheça isso".
Processo de consolidação
Para o diretor presidente, o jornal busca consolidar essa liderança no município através da sua capacidade de mudança. "Nos reciclamos constantemente, sempre antenados em todos os segmentos da comunicação, com jornal, programas em canais fechados e parcerias com emissoras de rádio e televisão, como a UPFTV e a 99UPF", destaca.
Múcio de Castro Filho ainda observa que o Grupo Editorial tem atuado ativamente no segmento de publicações especializadas, sendo o responsável pelo anuário Passo Fundo: gigante do Norte, que compila informações completas e atualizadas sobre a cidade, além do Anuário do Leite, que chega a sua terceira publicação em 2010 e a revista Biocombustíveis. Para o diretor presidente, "o que fazemos hoje está baseado em um trabalho qualificado graficamente e fundamentalmente uma linha editorial independente, de uma forma que o leitor ao ler a notícia tem a certeza que não estamos sendo tendenciosos e estamos basicamente fazendo o papel que a comunidade exige, que é o de informar fidedigna e independentemente. Procuramos através das ações internas e externas nos consolidar como a grande empresa de comunicação da região Norte do estado", salienta.
Grande número de leitores
A diretora e coordenadora de pesquisa do Instituto Methodus, Margrid Sauer, explica que a pesquisa é feita de forma quantitativa, como qualquer pesquisa de opinião. Nela, são entrevistadas pessoas que representam o município de acordo com sexo, idade, escolaridade e renda.
Um dos destaques da pesquisa, segundo Margrid, é o grande número de leitores. "Cerca de 70% da população da cidade é leitora de jornais. Isso é interessante e nos chamou a atenção por ser um número bastante elevado", comenta.
Ela analisa a avaliação geral do jornal como muito boa. "A pesquisa demonstra que a o jornal O Nacional é muito conceituado entre os leitores o que é muito bom para a cidade e para a região. Todos os dados que se referem ao jornal tem uma aprovação muito alta o que demonstra que é um jornal que a população gosta de ler", pontua.
Sobre o Instituto Methodus
O Instituto Methodus foi criado em 1995, atendendo basicamente partidos políticos e prefeituras municipais. Com a visibilidade e credibilidade dos resultados alcançados, começou a atuar naturalmente em outros segmentos. Hoje presta consultoria e realiza pesquisas para órgãos governamentais e empresas de diferentes áreas de negócios. A Methodus tem como clientes empresas como Agrale, Goldsztein, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Grupo RBS, Jornal Correio do Povo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Grupo FIN-HAB.
Jornal O Nacional aparece na preferência de 62,8% dos passo-fundenses, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, e segue como o mais procurado em busca de informações de produtos e serviços
Daiane Colla/ON
No ano em que completou 85 anos de fundação, o jornal O Nacional comemora mais uma conquista. Ele é o mais lido entre os jornais que circulam em Passo Fundo, pelo segundo ano consecutivo. Na pesquisa realizada em setembro de 2009, ON foi o preferido por 52,8% dos leitores de Passo Fundo. Os dados desse ano apontam um crescimento de 10 pontos percentuais em número de leitores.
Entre os dias 6 e 7 de setembro de 2010, o Instituto Methodus entrevistou 400 leitores de jornal, homens e mulheres, com 18 anos ou mais, de diferentes classes sociais, leitores de jornais e residentes no município. Na amostra, a margem de erro prevista é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. Do total de entrevistados 62,8% disseram que são leitores de O Nacional (veja tabela).
Um dos pontos mais expressivos da pesquisa está no item que se refere às informações comerciais. Cerca de 51% dos entrevistados disseram que quando desejam comprar produtos como veículos, imóveis, bens duráveis ou serviços no comércio de Passo Fundo consultam jornal para saber das ofertas, contra 7,5% que responderam que preferem ouvir rádio e 8,5% que optam pela televisão. E dos 51% que buscam informações em jornais, 53,4% responderam que preferem O Nacional para fazer este tipo de consulta. A pesquisa ainda mostra que dos leitores que habitualmente costumam ler classificados no município de Passo Fundo, 32,8% preferem O Nacional.
Crescimento em circulação
Os dados são reflexo direto do bom momento que o jornal vive. Enquanto a média nacional de crescimento dos jornais impressos diários foi de 3% no último ano, O Nacional atingiu uma taxa de 15%. "Isto é fruto do investimento que temos feito nos últimos anos. O aumento de circulação se faz pelo esforço que toda a equipe do jornal faz, muito focada em entregar na casa ou na banca o melhor jornal que nosso leitor pode receber. O Nacional é um jornal moderno, de fácil leitura, com um bom projeto gráfico e editorialmente muito bem qualificado", lembra o diretor executivo de ON, Múcio de Castro Neto. Ele lembra que além do conteúdo diário, o jornal conta com 12 suplementos semanais e mensais, além de um portal de notícias na internet que nos últimos 30 dias atingiu 123 mil acessos únicos mensais, um recorde desde que o site está no ar.
Múcio de Castro Neto ainda observa que a pesquisa de mercado serve como subsídio no posicionamento estratégico da empresa. "A pesquisa demonstra transparência para os nossos anunciantes. O anunciante só terá condição de decidir o melhor lugar para investir seu dinheiro, no momento em que tem certeza que as informações passadas a ele são corretas. Com isso, o mercado passa a fazer uma analise mais crítica baseada em informações confiáveis", frisa.
Mais leitores
Um dos aspectos mais positivos da pesquisa é certamente o crescimento no número de leitores. "Esse é um dado importante e uma informação positiva para os jornais, ao contrário do que vem se pregoando. O índice de leitura vem aumentando na nossa população", observa Neto.
O diretor presidente do Grupo Editorial O Nacional, Múcio de Castro Filho, comemora os dados, que estão na contramão do que muitos especialistas afirmam. "Dizer que a internet veio como um substituto do impresso é uma inverdade, e essa pesquisa é prova disso. Todas as mídias se acomodam. O leitor de jornal sempre será leitor de jornal. Trabalhamos há 85 anos sempre focados num segmento, que é a comunicação. Muito nos orgulha que Passo Fundo reconheça isso".
Processo de consolidação
Para o diretor presidente, o jornal busca consolidar essa liderança no município através da sua capacidade de mudança. "Nos reciclamos constantemente, sempre antenados em todos os segmentos da comunicação, com jornal, programas em canais fechados e parcerias com emissoras de rádio e televisão, como a UPFTV e a 99UPF", destaca.
Múcio de Castro Filho ainda observa que o Grupo Editorial tem atuado ativamente no segmento de publicações especializadas, sendo o responsável pelo anuário Passo Fundo: gigante do Norte, que compila informações completas e atualizadas sobre a cidade, além do Anuário do Leite, que chega a sua terceira publicação em 2010 e a revista Biocombustíveis. Para o diretor presidente, "o que fazemos hoje está baseado em um trabalho qualificado graficamente e fundamentalmente uma linha editorial independente, de uma forma que o leitor ao ler a notícia tem a certeza que não estamos sendo tendenciosos e estamos basicamente fazendo o papel que a comunidade exige, que é o de informar fidedigna e independentemente. Procuramos através das ações internas e externas nos consolidar como a grande empresa de comunicação da região Norte do estado", salienta.
Grande número de leitores
A diretora e coordenadora de pesquisa do Instituto Methodus, Margrid Sauer, explica que a pesquisa é feita de forma quantitativa, como qualquer pesquisa de opinião. Nela, são entrevistadas pessoas que representam o município de acordo com sexo, idade, escolaridade e renda.
Um dos destaques da pesquisa, segundo Margrid, é o grande número de leitores. "Cerca de 70% da população da cidade é leitora de jornais. Isso é interessante e nos chamou a atenção por ser um número bastante elevado", comenta.
Ela analisa a avaliação geral do jornal como muito boa. "A pesquisa demonstra que a o jornal O Nacional é muito conceituado entre os leitores o que é muito bom para a cidade e para a região. Todos os dados que se referem ao jornal tem uma aprovação muito alta o que demonstra que é um jornal que a população gosta de ler", pontua.
Sobre o Instituto Methodus
O Instituto Methodus foi criado em 1995, atendendo basicamente partidos políticos e prefeituras municipais. Com a visibilidade e credibilidade dos resultados alcançados, começou a atuar naturalmente em outros segmentos. Hoje presta consultoria e realiza pesquisas para órgãos governamentais e empresas de diferentes áreas de negócios. A Methodus tem como clientes empresas como Agrale, Goldsztein, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Grupo RBS, Jornal Correio do Povo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Grupo FIN-HAB.