O secretário de Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo, Adriano José da Silva, apresentou neste sábado, durante a assembléia da Uampaf, realizada na Câmara de Vereadores, os serviços que estão sendo oferecidos para a comunidade, nos Centros de Referência de Assistência Social. Funcionando desde agosto, as 4 unidades dos CRAS atuam como pequenas filiais da secretaria, já que atendem praticamente todas as necessidades do setor, diretamente nos bairros.
Atualmente estão em funcionamento unidades nos bairros Planaltina, São José (antigo Patronato), Vera Cruz e Professor Schissler. No mês de outubro, o CRAS Planaltina já começa a fazer atendimentos relacionados ao bolsa família, até agora só realizados na sede da secretaria. Depois, conforme o secretário, estes mesmos serviços deverão ser estendidos para os outros centros.
O atendimento feito dos CRAS é de atenção básica, ou seja, preventivo. O principal objetivo, conforme Silva, é resgatar os valores da família, prevenindo assim a violência, o abandono, o acesso as drogas, entre outros males que assolam a sociedade nos dias de hoje.