Durante dois dias desta semana será realizado o cadastramento das pessoas interessadas em participar do curso de Qualificação para o Trabalho Doméstico, iniciativa do projeto Educação e Cidadania da UPFTV, em parceria com o curso de Serviço Social da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na quarta–feira, 29 de setembro, das 14h às 17h, a equipe do projeto realizará o cadastro no Loteamento Jaboticabal, em frente ao Posto de Saúde. Na sexta-feira, dia 1º de outubro, no mesmo horário, o cadastramento será realizado no Loteamento Professor Schisler, em frente ao ginásio de esportes.
O curso de Qualificação para o Trabalho Doméstico é uma das quatro iniciativas que estão em andamento do projeto Educação e Cidadania, voltadas à comunidade. A atividade conta com a parceria da Cáritas Diocesana de Passo Fundo e a ONG Moradia e Cidadania da Caixa Federal. O objetivo é promover a qualificação profissional no trabalho doméstico de mulheres em situação de desemprego ou não trabalho de diferentes comunidades de Passo Fundo.
De acordo com a aluna do curso de Serviço Social, Cleusa Raiher, que realiza seu projeto de intervenção com a condução do curso, as alunas das comunidades do Zachia, Manoel Corralo e Entre Rios, que estão participando da primeira etapa do curso, relatam que essa é uma experiência única. “Algumas nos afirmaram que esse curso devolveu a esperança para a vida, pois representa ter uma chance no mercado de trabalho” comenta Cleusa.
Serão ministradas aulas de ética, planejamento do serviço e organização do espaço doméstico, cuidados com roupas, alimentação e também direitos e deveres trabalhistas. As aulas serão realizadas na Cáritas, no centro de Passo Fundo. As alunas receberão vale-transporte para o deslocamento até o local. As atividades acontecerão às terças-feiras das 13h30 às 17h30, totalizando 36 horas/aula. Após a realização do curso as participantes receberão certificado, oferecido pela UPF.
De acordo com os organizadores, a iniciativa atende a uma problemática, apontada no diagnóstico social pelos moradores dos bairros, vilas e loteamentos de Passo Fundo, realizada pelo projeto Educação e Cidadania, em 2005. A análise constatou que a maior dificuldade de acesso ao trabalho, em grande parte, acontece pela falta de qualificação profissional e baixa escolaridade. Outras informações podem ser obtidas na UPFTV pelo telefone (54) 3316-8268.