Glenda Mendes/ON
Por alguns meses, a população de Passo Fundo conviveu com atrasos e não recolhimento do lixo em alguns pontos. O grande volume de reclamações levou o município a romper o contrato com a empresa que realizava o serviço. Há 30 dias, a coleta então vem sendo realizada pela Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo, a Codepas. O primeiro trabalho foi uma espécie de mutirão, para poder colocar o trabalho em dia. Com isso, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Alves, as reclamações reduziram a praticamente zero.
De acordo com o diretor-presidente da Codepas, Clademir Bragagnolo, a avaliação do primeiro mês de trabalho é positiva. "A Codepas, evidentemente que fez um trabalho de planejamento e isso nos tranquilizou no sentido de fazer um bom serviço", salienta.
Um dos primeiros objetivos da companhia ao assumir a coleta, foi regularizar o serviço. "Nós tivemos um número de reclamações muito pequeno. A maioria das ligações, na verdade, era pedindo informações de horário e poucas sobre não recolhimento", destaca Bragagnolo. Conforme ele, o serviço de coleta do lixo é bastante complexo, pois são cerca de 40 mil residências no município. "Então, algum problema, alguma falha pode acontecer, mas no primeiro mês tivemos uma avaliação muito positiva. Agora, estamos nos preparando para solidificar este trabalho e, em outubro, iniciar o serviço de recolhimento através dos contêineres", explica o diretor-presidente.
Meio Ambiente
Desde que a Codepas assumiu, são sete caminhões operando e um que fica de reserva em caso de problemas com algum dos veículos e 56 pessoas realizando o trabalho de coleta. O número tem sido suficiente para atender a demanda, uma vez que as rotas e horários vem sendo cumpridas dentro do que foi acordado. "Fazemos uma avaliação muito positiva do trabalho da Codepas, porque nestes 30 dias reduziu praticamente a zero as reclamações. Foram poucas as reclamações e quando aconteceram foi de alguma rua que ficou para trás, pois se tratava de ajuste de rotas", ressalta o secretário Clóvis Alves.
Segundo ele, todo o trabalho está sendo realizado dentro da normalidade, "mas mudou drasticamente para melhor. Os dias e horários estão sendo cumpridos rigorosamente. De parte dos funcionários, com os quais nós temos procurado conversar, estão satisfeitos, usando os equipamentos de proteção individual, uniforme e calçados adequados", enfatiza Alves. Isso, conforme o secretário, está motivando os trabalhadores. "No que diz respeito aos funcionários, mudou e em um aspecto muito positivo. Eles estão trabalhando mais empenhados, mais empolgados, todos com carteira assinada. A avaliação nossa é extremamente positiva e nós estamos muito satisfeitos com o serviço prestado pela Codepas e acredito que a população também. As pessoas ligam aqui e elogiam o trabalho", argumenta Alves.
Contêineres
No próximo mês, outubro, o município dará início à instalação dos contêineres, que serão o novo modelo de coleta. Mas para que a população compreenda a modificação, está prevista uma campanha de educação ambiental. "Dentro do contrato está prevista a campanha de divulgação, de publicidade e marketing de educação ambiental. Todo o material já foi apresentado para a prefeitura aprovar", afirma o secretário.