Município é o primeiro do RS a ter agenda ambiental

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo assinou convênio com o Ministério do Meio Ambiente, visando implantar o projeto A3P, de agenda ambiental, na administração municipal. Com isso, serão oficializadas práticas que preservem o meio ambiente, em todos os setores do Executivo.

Ao anunciar que a proposta do município foi aceita pelo ministério, que inclusive já publicou no Diário Oficial da União a parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, o secretário de Meio Ambiente Clóvis Alves, disse que as ações que já vinham sendo realizadas isoladamente, agora serão unificadas. Uma comissão especial está sendo formada por representantes de várias secretarias e sindicato dos servidores, visando organizar e difundir as ações ecologicamente corretas.

Conforme Alves, vão ser incentivados projetos como a diminuição do consumo de luz e água, com a aquisição de lâmpadas e torneiras econômicas; incentivada a coleta seletiva de lixo e a destinação do material reciclável para as cooperativas de catadores, pelos servidores públicos e o reaproveitamento de papel, entre outros. A administração também irá priorizar a compra de produtos ecologicamente corretos, assinalou o secretário.

Também o servidor terá espaço nesse projeto, quando serão realizadas atividades visando a melhoria na qualidade de trabalho e na prestação do serviço público. A ginástica laboral é uma das práticas a serem implantadas.  

As secretarias de Meio Ambiente e Saúde devem ser as primeiras a participarem dessas ações, seguindo-se das demais. Palestras e distribuição de material informativo também estão previstos. “É a sustentabilidade dentro da administração municipal e Passo Fundo é a primeira prefeitura do Estado a realizar esse convênio, que foi assinado pela ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira”, observou, satisfeito, o secretário Clóvis Alves.

Gostou? Compartilhe