Dezoito pessoas já morreram no trânsito em 2010

Caso as ocorrências de acidente continuem nesse ritmo, o número de mortes no trânsito pode ultrapassar as estatísticas do ano passado

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Faltam três meses para o fim do ano e a Delegacia de Trânsito já registrou 18 mortes no trânsito nos municípios de sua abrangência. A 18ª vítima foi registrada no final da tarde de ontem. Segundo a Brigada Militar, Lori Guerra Vieira conduzia um automóvel Gol que acabou colidindo contra um Tempra na rua Ana Nery, em frente ao Presídio Regional. O aposentado de 63 anos foi socorrido por populares até o pronto-socorro do Hospital da Cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu logo depois.

O número já representa mais da metade dos acidentes registrados no ano passado. A Delegacia atende, além de Passo Fundo, os municípios de Mato Castelhano, Coxilha e Pontão e em 2009 fechou com 32 acidentes dessa gravidade. A delegada substituta do Trânsito, Cláudia Rocha Crusius, teme que as estatísticas de 2010 superem os do ano passado.
Entre as razões que levam a delegada a estimar que o número de mortes desse ano possa ultrapassar as de 2009 é o aumento de veículos e a falta de respeito com a sinalização. "Há uma expectativa em função do aumento do fluxo de veículos, o desrespeito com os sinais de trânsito e devido à embriaguez no volante", disse a delegada.

O aumento de fluxo nos finais de semana associado aos motoristas que ingerem bebidas alcoólicas além da conta também chama a atenção da delegada. "As pessoas não precisam deixar de fazer festa, basta não combinar essa ocasião com a direção. O álcool diminui os reflexos dos motoristas, então para preservar a vida é preferível chamar um táxi ou pedir carona para alguém que não tenha bebido", alertou Cláudia.

Motoristas que fogem

No último final de semana, um caminhão atropelou um casal que estava em uma motocicleta. O motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro às vítimas que ficaram feridas, uma delas em estado grave. Familiares informaram que se não fosse o socorro imediato de policiais que estavam em uma viatura, o rapaz que conduzia a moto talvez não resistisse. A Delegacia de Trânsito registrou 106 casos de motoristas que fogem do local do acidente até agora. Em 2009, foram 122 casos.
A delegada Cláudia disse que esses casos são comuns. Ela também citou o caso de um veículo que bateu em um muro de uma residência na rua Benjamin Constant, no final de semana retrasado e fugiu do local. "Eles fogem por receio, por estar sem carteira de motorista, licenciamento vencido, o que leva a criar mais um incômodo, porque terão que responder a um procedimento. Os casos que acontecem durante a madrugada são mais difíceis de encontrar os culpados, mas na maior parte deles conseguimos fazer a identificação", explicou a delegada.

Bombeiros já atenderam 30 acidentes com morte
Em 2009, o Corpo de Bombeiros, que presta socorro às vítimas, atendeu 54 acidentes com mortes na região. Em 2010, foram 30 ocorrências dessa gravidade até o momento. O mesmo número foi registrado até setembro do ano passado. Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Paulo Roberto de Souza, os acidentes ocorrem devido ao aumento de veículos aliado á imprudência dos motoristas. "Hoje é muito fácil adquirir um veículo, o que contribui para o aumento do fluxo na cidade. Mas a maioria dos acidentes acontece devido à imprudência dos motoristas, pela desobediência à sinalização e ao álcool", explicou Souza.

O tenente chama a atenção para o grande número de atropelamentos. "O pedestre também precisa prestar atenção no trânsito. Atravessar na faixa de segurança e respeitar a sinalização é imprescindível para evitar acidentes", disse o tenente.
Confira o número de ocorrências no trânsito registrado pelos bombeiros:

Ocorrência Bombeiros    2010
Motocicleta    140
Motocicleta e carro    50
Ciclista    20
Atropelamento    72
Mortes    30
Total de acidentes    312

Brigada Militar
Dos 673 acidentes de trânsito atendidos pela Brigada Militar nesse ano, sete foram com mortes. Duas mortes a mais se comparado com o mesmo período do ano passado. O número de atropelamento diminuiu de 121 em 2009 para 82 nesse ano. As vítimas que vem a falecer após o atendimento da BM não estão contabilizadas nessa estatística.

Ocorrências Brigada Militar    Até setembro 2009    Até setembro 2010
Danos Materiais    116    127
Lesões    576    457
Morte    5    7
Atropelamento    121    82
Total    818    673

Gostou? Compartilhe