Com o lema "Solidariedade, um ato de amor" iniciou nesta quinta-feira, 30 de setembro, o cadastro de doadores de medula óssea no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. A campanha, que faz parte da VI Semana de Saúde e Segurança, promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), tem o objetivo de proporcionar aos funcionários a oportunidade de realizarem o cadastro de doador de medula.
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento utilizado para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. O procedimento consiste na substituição da medula doente por células normais de medula óssea, com a finalidade de reconstituição de uma nova medula saudável. Para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue o transplante de medula óssea é a única esperança.
A enfermeira do SESMT, Tainara Martini, afirma que a procura pelo cadastro está sendo muito boa e salienta que até mesmo os que tinham algum receio, depois de receberem orientações e esclarecerem suas dúvidas, estão aderindo à campanha.
Segundo ela, após perceberem o interesse dos funcionários, tiveram a iniciativa de entrar em contato com o Hemopasso. "Nós temos relatos de muitos funcionários que já perderam familiares ou amigos em decorrência da doença e se sensibilizam ao se colocar no lugar das pessoas que passam por isso", complementa.
A enfermeira Vanusa Rizzo Frosi, responsável pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) do Hemopasso, salienta que desde o ano de 2001, quando eles começaram a fazer campanhas, a comunidade tem demonstrado mais consciência. Através da Lei Pietro - que criou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, de 14 a 21 de dezembro - a procura pelo cadastro aumentou bastante.
Vanusa destaca que a probabilidade de encontrar um doador em indivíduos não aparentados é de uma em cada cem mil, portanto quanto mais pessoas se mobilizarem mais fácil será de encontrar um doador compatível. "E quem ganha são aqueles que estão na lista de espera por um transplante."
Ela também comenta que a procura pelo cadastro no hospital está superando todas as expectativas e que, se continuar assim, a instituição vai bater o recorde de voluntários cadastrados.