Comércio aposta em crescimento

Expectativa é de incremento entre 4% e 5% nas vendas com a data

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Faltando 10 dias para a comemoração do Dia das Crianças, o comércio está esperançoso quanto ao incremento nas vendas, especialmente dos setores de brinquedos e confecções infantis. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, Roberto Estivallet, a expectativa é de crescimento em torno de 4% a 5% em relação ao mesmo período de 2009. "No ano passado a data foi bastante positiva, mas esperamos crescer ainda mais este ano", salienta Estivallet.
Segundo o presidente da CDL, um dos fatores que faz acreditar no crescimento é a diversidade de opções do comércio de Passo Fundo. "Hoje existe uma infinidade de opções para presentear as crianças, além dos mais variados preços. E o consumidor tem muita criatividade hoje, pois ele aproveita para renovar o guarda-roupa, mas o brinquedo é sempre o mais procurado. Atualmente é possível presentear de R$ 2 a R$ 300", destaca.

Entusiasmo nacional
Da mesma forma que os comerciantes de Passo Fundo, em nível nacional a expectativa é de crescimento. De acordo com pesquisa da Serasa, os varejistas brasileiros estão entusiasmados. Conforme a organização, 57% dos entrevistados que acreditam no aumento do faturamento, sendo que esta é a maior parcela desde o início da pesquisa em 2005. Ano passado, 49% de empresários estavam otimistas com a data.

Segundo os varejistas que participaram da pesquisa, 65% das vendas serão de brinquedos; 10% serão jogos eletrônicos; 7% serão telefones celulares; 5% aparelhos eletrônicos; 4% computadores e impressoras; 3% roupas sapatos e acessórios; 2% chocolates e doces. DVDs, Cds e livros aparecem com 1%.

De acordo com os entrevistados, 39% das compras serão pagas em dinheiro; 24% cartão de crédito; 18% cartão de débito; 17% cheque e 2% cartão da própria loja.

Gostou? Compartilhe