Greve dos bancários amplia adesão

Adesão chega a 50% dos trabalhadores. Pelo menos 13 agências de Passo Fundo e Ernestina tiveram o atendimento prejudicado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Com 13 agências fechadas, o movimento grevista dos bancários ganhou força em seu terceiro dia de paralisação. Nesta sexta-feira (1), a categoria ampliou de oito para 13 agências fechadas. Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários, Carlos Henrique Niederauer, cerca de 280 bancários cruzaram os braços em toda a cidade.

No terceiro dia de mobilização, três agências do banco do Brasil (Vera Cruz, Centro e Boqueirão), três da Caixa Econômica Federal (Av. Presidente Vargas, Capitão Eleutério e General Canabarro), três agências do Banrisul (General Netto, Boqueirão e São Cristóvão), além das agências dos bancos Santander, Real e HSBC que também aderiram à paralisação. Trabalhadores do Banrisul de Ernestina também entraram em greve.

A greve por tempo indeterminado foi aprovada em assembleia realizada na noite de terça-feira (28) em todo o país. Os grevistas reivindicam 11% e receberam a proposta de apenas 4,29% de reajuste da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Para a próxima semana, o diretor acredita que a tendência é manter a mobilização nas agências que já aderiram a greve nesta sexta-feira e ampliar a adesão em outras agências. Segundo Niederauer, a categoria só deve se reunir em assembleia quando a Fenaban apresentar alguma proposta.

Gostou? Compartilhe