Daniela Wiethölter/ON
Após sete meses de impasse entre a prefeitura e a empresa, está agendada para a próxima segunda-feira (4) a retomada das obras da Praça Capitão Jovino, no Bairro Rodrigues. Segundo o secretário de Transporte, Mobilidade Urbana e Segurança, Ermindo Simonetti, a Prefeitura deve finalizar o trabalho de corte das árvores na próxima semana, mas antes disso a empresa responsável pela obra, Construtora Britadeira Farroupilha, reinicia o trabalho de substituição de bancos e do calçamento nos passeios públicos.
A continuidade das obras, que estavam paradas desde o início de abril, dependia da autorização do Conselho de Meio Ambiente para a retirada de algumas árvores. A remoção foi autorizada e o trabalho está sendo realizado há quinze dias pelos operários da STMUS. No total, foram retirados quatro pinus e 12 ligustros, mas conforme Simonetti, outras duas árvores ainda devem ser removidas nos próximos dias.
Só final do ano
A reforma da praça iniciou em março deste ano, mas em abril, devido a divergências da empresa com a Prefeitura, as obras não tiveram mais continuidade. Além do corte das árvores, a prefeitura chegou a realizar algumas obras na praça, como a terraplanagem dos passeios públicos para o nivelamento do terreno, mas as máquinas acabaram atingindo a fiação elétrica subterrânea e também os encanamentos de água, atrasando mais ainda as obras.
Para as reformas na praça foram destinados R$ 234 mil, verba de emenda parlamentar do deputado federal Beto Albuquerque, e mais uma contrapartida do município. O contrato destinava de 120 dias para realizar os trabalhos a contar do dia da assinatura do contrato, 15 de março. Com o atraso nas obras, foi dado um novo prazo de entrega: 30 de dezembro de 2010.
Praça Tamandaré
A Prefeitura notificou nesta semana, pela segunda vez, a empresa vencedora da licitação para reforma da Praça Tamandaré. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a empresa tem 90 dias para entregar a praça pronta, mas as obras estão atrasadas e sequer atingiram 50% do cronograma. O projeto, também financiado por uma emenda parlamentar e com contrapartida do município, está orçado em R$ 175 mil. A Praça será a primeira do município com rampas de acessibilidade e sinalização especial para portadores de necessidades especiais. A previsão é de que até o dia 13 de novembro esteja tudo concluído.