Glenda Mendes/ON
Apesar da sugestão do Ministério Público (MP), as ruas em frente às seções eleitorais amanheceram com santinhos espalhados pelo chão em Passo Fundo. A intenção do MP era a de evitar a poluição visual e a agressão ao meio ambiente.
No entanto, a eleição foi considerada tranquila no período da manhã, apesar do flagrante de boca de urna que aconteceu próximo à escola Antonino Xavier e Oliveira, no bairro Vila Luiza. Dois indivíduos distribuíam panfletos de um candidato. A ação foi interrompida pela Brigada Militar, que encaminhou os dois para o Cartório Eleitoral. Por volta das 10h30, os policiais militares estavam registrando o termo circunstanciado, para que então o caso passesse para julgamento pela Justiça Eleitoral. Segundo os policiais, a orientação era para que os casos de boca de urna fossem encaminhados ao Cartório. Esta foi a primeira ocorrência na cidade por situação de boca de urna.
Eleição sem título
A obrigação em levar apenas um documento com foto para poder votar causou alguns transtornos pela manhã. O problema ocorreu porque muitas pessoas que chegavam até o local de votação com o documento com foto e sem o título eleitoral e não sabiam qual a seção em que votavam, causando problemas em localizá-las.
Urnas substituídas
Passadas cinco horas do início da eleição, e o Cartório Eleitoral de Passo Fundo considerava a dia de eleição tranquilo. Na 33ª Zona Eleitoral precisaram ser substituídas três urnas, sendo uma na seção 398, que fica na escola Adelino Pereira Simões, outra na 174, que fica no Instituto Educacional e na 211, que fica na escola Mário Quintana. De acordo com o técnico judiciário da 128º Zona Eleitoral, Rodrigo Zucatto, além da ocorrência de boca de urna no meio da manhã, o restante do expediente foi tranqüilo. Segundo ele, na 128ª Zona Eleitoral, apenas uma das urnas apresentou problema no botão “confirma” que estava travado, mas o problema foi resolvido apenas desligando e ligando novamente a urna eletrônica. O restante dos atendimentos pela manhã ficou em torno de eleitores que não encontram as seções de votação ou que não conseguem justificar a ausência ao domicílio eleitoral por estarem sem o número do título eleitoral em mãos.
Filas na escola Cardeal Arcoverde
Dezenas de pessoas resolveram cumprir com o dever do voto logo nas primeiros horas da manhã. Com isso, algumas seções tiveram filas. Isso foi o que aconteceu no Instituto de Educação Cardeal Arcoverde, onde a maioria das seções estava com filas para a votação. Esta foi uma das escolas com maior movimentação durante a manhã. Já na escola EENAV, a movimentação foi tranqüila pela manhã. De acordo com os mesários da seção 337, há seis anos trabalhando nas eleições, a maior movimentação costuma acontecer à tarde, especialmente nas primeiras horas logo após o almoço.
Prefeito votou pontualmente às 10h
Faltavam dois minutos para as 10 horas da manhã quando o prefeito Airton Dipp chegou no Instituto Educacional Cardeal Arcoverde, acompanhado dos filhos para exercer o direito e dever do voto. Dipp votou na seção 189, uma das únicas sem filas na escola. Em pouco mais de um minuto, o prefeito já havia cumprido com seu dever de cidadão.
Expediente no Cartório
Mal chegava à 6h30 da manhã quando se iniciou o expediente no Cartório Eleitoral de Passo Fundo, responsável pelas 33ª e 128ª Zonas Eleitorais. Por isso, para que os funcionários de plantão pudesse votar, segundo Domingos Menin, foi realizado um revezamento, para todos pudessem se deslocar até suas seções eleitorais. O mesmo procedimento foi realizado no horário de almoço.
Manhã de votação teve flagrante de boca de urna
· 2 min de leitura