Natália Fávero/ON
Quase tudo pronto para a segunda maior romaria do país. A Romaria de Nossa Senhora Aparecida que acontece em Passo Fundo há 30 anos espera reunir mais de 150 mil pessoas. O santuário da Santa ganhou novos espaços. Os romeiros percorrerão cerca de sete quilômetros, que iniciam no centro da cidade e terminam no santuário, às margens da ERS-153. Celebrações serão realizadas durante todo o dia. Além disso, os fiéis poderão desfrutar de churrasco, pois serão assados sete mil quilos de carne, carreteiro para 1,5 mil pessoas e cerca de 3,5 mil cucas. Uma verdadeira festa para homenagear a padroeira do município.
A romaria de Nossa Senhora Aparecida iniciou em 1980, em Passo Fundo. A celebração começou com uma pequena procissão e atualmente é uma das maiores festas religiosas do país. São milhares de fiéis que caminhando, com ou sem calçados, ajoelhados e com crianças nos ombros agradecem ou pedem alguma graça. Para recepcionar essas pessoas, os organizadores iniciaram os preparativos há três meses. Nos últimos dias, estão sendo limpos os banheiros, as copas, as churrasqueiras e o pátio do santuário.
O tema desse ano do evento é "Com a mãe Maria viver o batismo, fortalecidos pela Eucaristia". Segundo o padre Itamar Lavarda, membro da organização, a Santa foi uma discípula e mãe de Jesus. Uma seguidora fiel e motivadora para que os demais discípulos seguissem as palavras de Cristo. "Nossa Senhora foi um modelo de vida, de simplicidade e de doação. Ela é uma intercessora dos seus filhos diante de Deus", explicou o padre.
Novidades
Um espaço foi criado especialmente para as pessoas acenderem velas e fazer as suas preces. O novo local foi construído junto ao pórtico da entrada do santuário. O altar onde é realizada a missa ganhou pintura nova.
Estrutura do evento
A procissão inicia na Catedral, no centro da cidade, até o santuário. Durante o trajeto deverão ser instalados 60 banheiros químicos e ambulâncias em locais estratégicos. Uma mudança acontecerá no estacionamento. Os veículos entrarão pela ERS-153 e sairão pelo Loteamento Jardim América e Santa Marta, na ERS-324. As modificações são para evitar engarrafamentos. O estacionamento tem capacidade para cerca de 300 ônibus e 2 mil veículos.
As polícias rodoviárias estadual e federal e os agentes municipais organizarão o trânsito. A Brigada Militar reforçará a segurança no local. Doze profissionais de uma empresa particular farão o monitoramento do santuário a partir de sexta-feira.
Não haverá venda de bebidas alcoólicas
Há dois anos que o evento não vende bebidas alcoólicas. Estarão à venda, refrigerantes, sucos e água. A ideia é incentivar o cumprimento da Lei Seca e evitar transtornos. O padre Lavarda disse que muitas pessoas dirigem após a festa e a iniciativa da proibição pode prevenir acidentes. "Quem levar bebidas assumirá a responsabilidade", alertou o padre.
Churrasco, carreteiro e cucas
Os ingressos para o churrasco estão à venda na Catedral Nossa Senhora Aparecida ou no local no dia do evento. O espeto vem com 2 quilos de carne e custa R$ 25,00. Serão assados 7 mil quilos de carne correspondente a 3,5 mil espetos. Para quem preferir também estará à venda o carreteiro por R$ 5,00. Serão preparados cerca de 1,5 mil pratos com esse tipo de comida. A organização do evento mandou preparar 3,5 mil cucas.
Domingo (10/10/2010) - Programação da 30ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida:
7h: missa na Catedral Nossa Senhora Aparecida
8h: saída da procissão (Catedral)
10h30: missa campal no Santuário Nossa Senhora Aparecida (ERS-153)
12h: almoço
14h: bênção da saúde e do santíssimo
Terça (12/10/2010) - Programação Dia de Nossa Senhora Aparecida:
10h30: missa crioula no Santuário Nossa Senhora Aparecida (ERS-153)
15h: procissão interna
16h: missa e encerramento