Redação/ON
O calor de ontem (5) será semelhante ao que o clima promete para hoje (6): nevoeiro pela manhã e sol à tarde. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, a terça-feira teve temperatura mínima de 10ºC e máxima de 25ºC. O mesmo comportamento nas temperaturas máxima e mínima é o que está previsto para hoje. "A quarta-feira será quase igual à terça, com possibilidade de amanhecer com nevoeiro, mas o sol aparece à tarde", comenta Sampaio.
Já a quinta-feira (7) terá uma nova área de instabilidade. De acordo com o observador, o dia será de clima instável, com chuva fraca e períodos de melhoria. "As temperaturas não terão muita oscilação, com mínima prevista em 15ºC e máxima em 21ºC", salienta o observador. A chuva será a responsável pelo declínio da temperatura, que começa na noite de quinta-feira e segue na sexta-feira (8), que amanhece com céu nublado a parcialmente nublado, podendo registrar a ocorrência de pancadas de chuva em áreas isoladas. As temperaturas ficam entre a mínima de 8ºC e a máxima de 18ºC.
O sábado (9) será de entrada de uma massa de ar seca e fria, baixando ainda mais as temperaturas. "O final de semana será de clima parecido ao último final de semana", destaca. Não deve ocorrer chuva, mas a mínima desce para 7ºC e a máxima não deve passar dos 20ºC. O domingo (10) será de tempo seco, mas ainda de frio, com mínima de 6ºC e máxima de 18ºC. Comportamento semelhante ao domingo é esperado para a segunda-feira (11).
Chuvas de outubro
Pelo menos até o décimo dia do mês de outubro, as chuvas não serão muitas, provando a influência no fenômeno La Niña, que reduz as precipitações nesta primavera. De acordo com Sampaio, até agora foram apenas 2 milímetros de chuva no mês de outubro, que tem média histórica de 167,1 milímetros. "O outubro é o segundo mês do ano em que mais ocorre chuva na nossa região", observa.
Conforme o informativo conjuntural da Emater de Passo Fundo, a precipitação acumulada no mês de setembro atingiu 240 milímetros. Esta quantidade representa um índice superior ao normal de 206,8 milímetros para o mês, mas com um volume de 168,4 milímetros concentrados em dois dias (22 e 23 de setembro). Na semana de 27 de setembro a 1º de outubro, a precipitação registrada foi de 11 milímetros.