O Serviço de Inspeção Animal, da secretaria do Interior (Secrint), apreendeu diversos produtos no final de semana, por estarem à venda no comércio de forma irregular e sem procedência. Os produtos que não estavam em condições de consumo humano, foram transformados em ração.
De acordo com o chefe da fiscalização municipal, Jéferson Timm, sexta-feira foram apreendidos 85 kg de linguiça campeira e 80 kg de carne de frango. Como eram impróprios ao consumo humano, foram encaminhados à uma fábrica de ração animal.
Já no sábado pela manhã, em uma feira ao ar livre, no Boqueirão, foi feita a apreensão de 20 kg de salame, 10 kg de carne suína e 180 litros de leite in natura. Conforme Timm, o salame e a carne foram encaminhadas à fabricação de ração e o leite, foi repassado à uma indústria de laticínios local, por onde passou por análise. Como estava em condições de ser aproveitado, explicou, foi pasteurizado e embalado adequadamente conforme determina a legislação. Após, o leite foi doado à SEMCAS, para ser consumido pelas pessoas atendidas nas casas de apoio.
Jéferson Timm explicou que os produtores de leite já haviam sido alertados, de que em Passo Fundo não é mais permitida a venda do produto in natura. Como insistiram, tiveram o leite apreendido. Ressaltou que os produtores são todos de fora da cidade e que apenas vêm à cidade em dias de feira.
Fonte: Assessoria PMPF