Ações de cidadania desenvolvidas durante Campanha do Câncer

Atividade integra a Semana Acadêmica Odontológica foi realizada na quarta-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 26ª Semana Acadêmica Odontológica da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu na manhã desta quarta-feira, 6 de outubro, a 14ª Campanha do Câncer. O projeto visa esclarecer o que é câncer bucal e realizar o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura. Participaram da atividade, funcionários de empresas convidadas da região e comunidade em geral interessada na campanha, que aconteceu na Faculdade de Odontologia, no Campus I.

O pedreiro Admar dos Santos, de 53 anos, escutou pelo rádio o convite para participar da 14ª Campanha do Câncer e veio do município de Soledade. Ele destacou a importância da prevenção de riscos à saúde bucal. “Acredito que seja necessário fazermos exames de prevenção, pois às vezes passamos muito tempo sem ir ao dentista. Essa ação da UPF é muito válida para a comunidade” considerou.

Para um dos coordenadores da campanha, professor João Paulo De Carli, diversos fatores podem levar ao aparecimento do câncer de boca. “É muito importante diagnosticarmos precocemente o câncer de boca e prevenirmos aqueles pacientes que não possuem lesões, mas estão expostos a hábitos de risco como o tabaco, o álcool, a exposição solar e a fatores hereditários, que também contribuem para o surgimento deste tipo de câncer” salientou. Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia à radioterapia ou quimioterapia.

Os pacientes que participaram da atividade foram examinados por estudantes do curso de Odontologia, por meio da disciplina de Estomatologia. Integrante da atividade, o acadêmico Gerverson Pizzi, do décimo nível, afirmou que muitos pacientes procuram o atendimento odontológico quando já estão com lesões. “O câncer bucal é descoberto 50% das vezes em estado avançado e por isso fazemos essa campanha para que seja promovida uma prevenção adequada” explicou Pizzi ao destacar ainda que qualquer lesão que dure mais de duas semanas deve receber orientação.

Pizzi também é um dos organizadores da semana acadêmica, que este ano trouxe a temática Desafiando os Limites. Segundo ele, a escolha deste tema foi para integrar os acadêmicos com assuntos relevantes da profissão. “A temática escolhida teve um cunho não só acadêmico, mas profissional, então trouxemos palestrantes e assuntos que fazem jus ao público. No evento, trabalhamos com várias ações, como a Campanha de Doação de Medula Óssea, o projeto Boca Limpa e a Campanha do Câncer” enfatizou.

A 26ª Semana Acadêmica Odontológica que acontece até esta sexta-feira (8) é uma promoção do Diretório Acadêmico Rubens Maciel e tem a coordenação dos professores Álvaro Della Bona e João Paulo De Carli. Outras informações pelo site http://www.daodontoupf.com.br.

Gostou? Compartilhe