Das páginas de O Nacional para a sala de aula

Suplemento especial dos 85 anos de O Nacional serve de base para estudos de história no Colégio Bom Conselho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O caderno especial de 85 anos do Jornal O Nacional motivou a criação do projeto "O mundo em nove décadas" do Colégio Salvatoriano Bom Conselho. Desde o mês de junho, cerca de 300 estudantes de quarta a oitava série utilizaram o material como base para a realização de uma exposição. Na noite de ontem o trabalho culminou com a apresentação dos trabalhos. O resultado: estudantes vestidas de Carmem Miranda, com uniformes escolares da década 1950, o resgate da história de uma parteira que matou algumas mulheres durante procedimentos abortivos em Passo Fundo, a Segunda Guerra Mundial, os Beatles e uma série de outros fatos marcantes na vida do mundo e de Passo Fundo.

O caderno especial de aniversário de ON serviu de guia para as pesquisas dos estudantes. Na noite de ontem eles caracterizaram cada década em diversos aspectos, como vestimenta, cultura e culinária. O projeto foi todo elaborado pelo corpo docente junto com a coordenação pedagógica da escola. Além de falar da história mundial, os estudantes representaram os 60 anos do Colégio Bom Conselho.

Conforme o vice-diretor da instituição, Miguel Rossetto, a proposta teve origem no material divulgado pelo jornal. Todas as turmas fizeram a leitura do suplemento. "Dentro do material buscamos os pontos essenciais de cada época. A partir disso eles pesquisaram. O material, por exemplo, sugeriu a representação da parteira do inferno que foi contada na edição", destaca.

São resgatados fatos históricos regionais e mundiais. O projeto é totalmente interdisciplinar. Professores de todas as disciplinas se envolveram na organização. "A intenção é mostrar da forma mais viva possível. Reduzimos ao máximo explicações e cartazes. Deixamos os alunos representarem ao máximo a época", explica.

O Nacional 85 anos
A Exposição 85 anos do Jornal O Nacional que percorre as escolas da cidade e da região integrou a programação. O material estará exposto hoje para que os alunos possam visita.

Gostou? Compartilhe