Lixeiras serão retiradas até final do mês

Com a instalação dos contêineres para coleta do lixo na cidade, lixeiras em frente a casas e edifícios terão que ser retiradas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Até o final do mês de outubro, um novo sistema de armazenagem e coleta do lixo será implantado em Passo Fundo. A nova modalidade prevê a instalação de contêineres para o depósito do lixo seco e do lixo orgânico até o momento da coleta. A ideia é que a própria população faça a separação em casa e se dirija até os contêineres, que ficarão instalados a cada 50 metros, aproximadamente, para depositar o material que será recolhido.

Com este sistema resolvem-se dois problemas: o da obstrução do passeio público causado pelas lixeiras e o da correta armazenagem do lixo para a coleta. Assim, os caminhões poderão recolher o lixo já separado, sendo que o lixo seco será recolhido com um caminhão-baú, garantindo que o material possa ser separado por tipo e reaproveitado para venda pelos trabalhadores dos galpões de reciclagem. Da mesma forma, extingue-se a necessidade de cada proprietário ou condomínio mantenham lixeiras em frente às residências, pois todo o material ficaria depositado nos contêineres.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Alves, a retirada das lixeiras em frente às residências poderá ser feita pelo próprio proprietário ou pelo município. "Faremos uma ampla campanha de divulgação, em que os proprietários serão informados como atuar. Se eles quiserem, podem fazer a retirada, senão podem solicitar que o município o faça, desde que doem a lixeira para município", explica Alves.

Porém, este processo somente se iniciará no final do mês. Isso, porque a ideia é a de manter, por cerca de duas semanas, o sistema antigo, por meio das lixeiras, e o novo, com os contêineres. "Pretendemos manter, por um curto período, as lixeiras e os contêineres funcionando juntos, até que a população saiba como será exatamente o funcionamento no novo sistema", salienta o secretário.

Campanha
Como o novo sistema deve gerar dúvidas na população, uma ampla campanha deverá começar a ser veiculada já a partir da próxima semana, com peças publicitárias em emissoras de televisão, emissoras de rádio e em jornais.

Gostou? Compartilhe