Mostra de cultura e integração

Educação e cultura: 5ª Mostra Cultural do município de Coxilha foi momento de reunir apresentações das escolas, secretarias municipais e entidades

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Profissões, descobertas, reciclagem. Diversos temas reunidos em um mesmo lugar. Esta é a Mostra Cultural, que aconteceu no município de Coxilha na manhã do dia 6 de outubro e que contou com a participação de todas as escolas, secretarias e entidades. Em sua 5ª edição, a Mostra reuniu trabalhos de diversas áreas, demonstrando a integração dos setores do município.

"Esta é uma boa oportunidade para mostrar as potencialidades e as diversas atividades que temos por aqui. É, na verdade, um dia diferente dos outros, em que cada um pode mostrar o artista que tem em seu interior." A afirmação da organizadora da Mostra, Natália Sartori. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Coxilha, o evento é sempre realizado na primeira semana do mês de outubro e reúne apresentações artísticas, culturais e trabalhos desenvolvidos nas escolas. Este ano foram mais de 20 expositores.

Para o prefeito de Coxilha, Clemir José Rigo, o mais importante é que a Mostra se configura num momento de união entre cultura e educação. "A cultura faz parte da educação. É uma sequência, complemento, por isso investimos muito no incentivo de que a Mostra aconteça", destaca. De acordo com ele, o mais importante é incentivar as crianças do município a produzirem cultura e se integrarem uns com os outros. "Assim, estamos preparando o cidadão do futuro. E a única forma de mudar alguma coisa no mundo é através da educação", sentencia o prefeito.

Aula de conscientização
Uma das propostas apresentadas na Mostra deste ano foi uma feira de profissões, em que os próprios alunos escolhiam que profissional gostariam de ser e pesquisavam sobre a profissão. Foi assim que cinco meninas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pantaleão Thomaz apresentaram o que faz um engenheiro ambiental.
Em meio a diversas maquetes produzidas pelas alunas Rafaela Zanin, Taynara Marcon, Pâmela Costa Zaparoli, Joice da Costa Silva e Ana Paula Folle Ramos era possível perceber enorme preocupação das cinco com a preservação do meio ambiente.

"Estamos mostrando aqui a reciclagem, a poluição e o meio ambiente limpo", alertava Rafaela. Para isso, as meninas produziram maquetes em que mostravam o que a poluição pode fazer com o meio ambiente. De outro lado, elas mostravam alternativas de reaproveitamento de materiais que poderiam se tornar apenas lixo. "Aqui a gente tem um pote de creme de leite, que nós pintamos e colamos papel e ele pode ser utilizado para outra coisa. Com as caixinhas de chá dá para fazer a mesma coisa. São as formas de aproveitar o material que antes iria para o lixo", ensina Taynara.

Poetas inocentes
Paralelo à Mostra foi lançada a 5ª edição do livro Poetas Inocentes, que reúne poesias produzidas por alunos do Ensino Fundamental de diversos municípios do país e, também, de Coxilha. Silvana Antonioli, coordenadora do projeto no Estado, conta que este é um projeto nacional, organizado em São Paulo, mas que conta com a produção literária de crianças de diversos municípios. "O livro é uma coletânea de poesias, escritas por alunos, que hoje vão recitar algumas para os visitantes. Este é o terceiro ano que os alunos de Coxilha participam do livro", comenta.
Dentre os temas escolhidos pelas crianças para escrever poesias, estão a educação, a qualidade de vida em Coxilha e as brincadeiras infantis. Para adquirir o livro e conhecer as edições anteriores basta acessar o site www.poetasinocentes.com.

Exposição 85 anos
Parceiro da Mostra, o jornal O Nacional também contemplou os alunos, professores e visitantes com a mostra dos 85 anos. Ao entrarem no Ginásio Poliesportivo do município, todos puderam conferir os banners que contam a história do país, do Estado e da região desde que o jornal foi criado, no ano de 1925. Além disso, foram distribuídas edições comemorativas onde foi publicada uma pesquisa realizada nos arquivos do jornal.

Gostou? Compartilhe