Novidades marcam 30ª Romaria

Infraestrutura pronta para recepcionar os fiéis de Passo Fundo e da região

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Com promessa de tempo bom, cerca de 150 mil fiéis devem participar, no domingo, da Romaria de Nossa Senhora Aparecida. O evento religioso é realizado há 30 anos em Passo Fundo e se transformou em um dos maiores do país em homenagem a padroeira do Brasil. A procissão inicia às 8h em frente a Catedral, depois de uma missa. Os romeiros percorrerão cerca de sete quilômetros até o santuário, às margens da ERS 153. Celebrações serão realizadas durante todo o dia. No santuário, os romeiros terão toda a infraestrutura para passar o dia. Cerca de sete mil quilos de carne serão assados e também será vendido arroz de carreteiro para 1,5 mil pessoas e cerca de 3,5 mil cucas. Só não será permitida a venda de bebidas alcoólicas no local.

A Prefeitura está apoiando a realização da Romaria de Nossa Senhora Aparecida. Equipes da secretaria de Transportes, Mobilidade Urbana e Segurança estão escaladas para a realização de diversos serviços. Segundo o secretário Ermindo Simonetti, os agentes fiscais de trânsito e a divisão de trânsito da secretaria irão trabalhar no domingo para ajudar a garantir o bom fluxo das pessoas e veículos. Uma equipe de manutenção e limpeza também estará a postos, visando assegurar a tranqüilidade de quem vai percorrer o trajeto e participar das atividades no seminário diocesano, local da concentração após a romaria.

O tema desse ano do evento é “Com a mãe Maria viver o batismo, fortalecidos pela eucaristia”. Segundo o padre Itamar Lavarda, membro da organização, a Santa foi uma discípula e mãe de Jesus. Uma seguidora fiel e motivadora para que os demais discípulos seguissem as palavras de Cristo. “Nossa Senhora foi um modelo de vida, de simplicidade e de doação. Ela é uma intercessora dos seus filhos diante de Deus”, explicou o padre.

Estrutura
Durante o trajeto deverão ser instalados 60 banheiros químicos e ambulâncias em locais estratégicos. Uma mudança acontecerá no estacionamento. Os veículos entrarão pela ERS 153 e sairão pelo Loteamento Jardim América e Santa Marta, na ERS 324. As modificações são para evitar engarrafamentos. O estacionamento tem capacidade para cerca de 300 ônibus e 2 mil veículos. As polícias rodoviárias estadual e federal e os agentes municipais organizarão o trânsito. A Brigada Militar reforçará a segurança no local. Doze profissionais de uma empresa particular farão o monitoramento do santuário a partir de sexta-feira.

Novidades
Um espaço foi criado especialmente para as pessoas acenderem velas e fazer as suas preces. O novo local foi construído junto ao pórtico da entrada do santuário. O altar onde é realizada a missa ganhou pintura nova.

Programação
7h: missa na Catedral Nossa Senhora Aparecida
8h: saída da procissão (Catedral)
10h30: missa campal no Santuário Nossa Senhora Aparecida (ERS 153)
12h: almoço
14h: bênção da saúde e do santíssimo

Terça (12/10/2010) – Programação Dia de Nossa Senhora Aparecida:
10h30: missa crioula no Santuário Nossa Senhora Aparecida (ERS 153)
15h: procissão interna
16h: missa e encerramento

Gostou? Compartilhe