Natália Fávero/ON
Os 17 candidatos que conseguiram vencer as três etapas de seleção para disputar as eleições do Conselho Tutelar já iniciaram a campanha eleitoral. Esse período começou no dia 9 e se encerra na véspera das eleições, no dia 6 de novembro. Os candidatos disputam as dez vagas de conselheiros das duas microrregiões. Entre as proibições está a utilização de carros de som, camisetas e veículos públicos. Três candidatos concorrem à reeleição do Conselho Tutelar.
As normas da campanha eleitoral foram repassadas aos candidatos na última sexta-feira (08/10), na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), responsável pelas eleições. A presidente do Comdica, Vera Lúcia Samora de Oliveira, explicou que o encontro serviu para informar os candidatos sobre algumas recomendações e espera que a campanha eleitoral ocorra tranquilamente.
Vera explicou que os candidatos que disputam a reeleição e trabalham atualmente como conselheiros tutelares estão proibidos de fazer campanha durante o horário de expediente, no ambiente de trabalho e não poderão utilizar os veículos públicos para esse fim.
As eleições ocorrem no dia 07 de novembro, das 08h às 18h. Os locais de votação deverão ser divulgados nas próximas semanas.
Confira algumas normas para o período de campanha eleitoral:
- Proibida a utilização de veículos de som;
- Proibido o uso de camisetas com propaganda;
- Candidatos que trabalham no Conselho Tutelar ficam impedidos de fazer campanha eleitoral no horário de expediente e no ambiente de trabalho, além de não poderem utilizar os veículos públicos para realizar campanha;
- Poderão utilizar no máximo R$ 2 mil para a campanha eleitoral. Os candidatos terão que comprovar os valores gastos para o Comdica;
- Serão permitidos cartazes de 40 cm x 60 cm;
- Os candidatos poderão dar entrevistas para os veículos de comunicação para divulgar as propostas.
Conheça os candidatos:
Microrregião I: Eliana Lisboa dos santos, Jucemara de Britto Rosa, Franscisco dos Santos Silva, Irene Lucia Souza da Silva, Fátima Serenita Duarte, Vanisse Caroline Fischer, Carla Suzana Vargas, Milene Collins e Glauco Lucas Franco.
Microrregião II: Tereza Cappellesso, Eva Vanderli Miranda, Jussara Gazzola, Tatiane Seibel da Silva, Elenir Chapuis, Dirlei Lunelli, Franciele Fontana e Oraceli Rosa.
Município ainda não foi notificado da liminar
O Comdica ainda não recebeu a notificação oficial sobre a liminar que permite uma das candidatas que foi excluída a participar novamente do processo eleitoral. Os nomes dos candidatos aptos a concorrer às eleições foram publicados no dia 05 de outubro, mas o nome da candidata excluída não apareceu na lista. Na sexta-feira (08/10), o advogado Alcindo Roque, disse que a candidata, que já é conselheira tutelar, conseguiu derrubar o motivo que havia determinado o afastamento dela por meio dessa liminar. "Com isso, ela está apta a concorrer e o processo deverá ser alterado. Acredito primeiro que ela ingresse como candidata ou terão que reabrir o período de provas", destacou Roque.