Daniela Wiethölter/ON
Somente a Caixa permanece em greve. No restante dos bancos, a paralisação dos bancários em Passo Fundo encerrou. A decisão foi anunciada no início da noite desta quarta-feira (13) pelo Sindicato dos Bancários de Passo Fundo e região. A categoria voltou a se reunir em assembleia no final da tarde de ontem e decidiu aceitar a nova proposta ofertada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), pondo fim à greve que já durava cerca de duas semanas. Em Passo Fundo, a greve que chegou a atingir 50% das agências, é considerada a maior dos últimos 20 anos.
Mesmo com o indicativo do término da greve aprovado pela Federação dos Bancários do Estado, o fim da paralisação somente foi definido na assembleia que reuniu mais de 120 bancários no Sindicato dos bancários de Passo Fundo e região. Os bancários cobravam reajuste salarial de 11%, mas os bancos ofereceram, inicialmente, 4,29%. Nesta segunda-feira (11), a Fenaban propôs um novo reajuste proposta, de 7,5%. "No contexto geral nós consideramos as propostas satisfatórias. Mesmo não atingindo a expectativa inicial, o avanço é considerável", declarou o diretor do Sindicato dos Bancários, Carlos Henrique Niederauer.
Caixa
Enquanto os bancos privados, Banco do Brasil e Banrisul votaram pela continuidade da paralisação, os servidores da Caixa rejeitaram a proposta da direção do Banco. Para definir o futuro do movimento, os bancários farão uma nova assembleia às 9h de quinta-feira na frente da agência da Rua General Canabarro. Conforme o diretor do sindicato, a categoria cobra ainda a isonomia entre os servidores. Segundo Niederauer, todos os bancos estarão abertos a partir desta quinta-feira (14). Os bancos privados já haviam encerrado a greve nesta quarta-feira. Nas agências do Banrisul e Banco do Brasil o atendimento retorna hoje.