Glenda Mendes/ON
O feriadão de sol favoreceu quem estava de folga, mas como previsto a chuva chegou ontem (14) devido á entrada de um sistema de baixa pressão. Com isso, a sexta-feira (15) ainda deve ser de nebulosidade, que somente começa a ir embora a partir da tarde de sábado (16). "Esse sistema de baixa pressão atmosférica que chegou ontem (quarta-feira, 13) em nossa região já provocou chuva na madrugada de quinta-feira", explica o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo.
A chuva da madrugada até as 15h somou a quantidade de 25 milímetros. Com isso, o mês de outubro já registrou 79 milímetros. "Essa quantidade representa 48% da média do mês, que é de 167 milímetros", comenta o observador. De acordo com ele, a nebulosidade ainda permanece no dia de hoje (15). "Na sexta-feira este sistema de baixa pressão atmosférica vai continuar atuando aqui em Passo Fundo. Teremos ainda durante o dia pancadas de chuva", salienta. Segundo Sampaio, isso representa dizer que a sexta-feira terá um dia estável, com chuva por vezes forte, rajadas de vento de intensidade moderada. "Os ventos continuam como estão hoje, moderados, chegando a 60 quilômetros por hora", destaca o observador.
O sábado também deve amanhecer ainda com nebulosidade, formação de nevoeiro ou garoa no início da manhã, "melhorando no decorrer do período, porque sábado mesmo já entra um ar frio e seco", informa. Este é o motivo do ligeiro declínio das temperaturas que começa a ser observado no sábado à noite. "As temperaturas na sexta-feira e no sábado não terão grande diferença entre a mínima e a máxima", completa. Na sexta-feira, devem ficar entre a mínima de 13ºC e a máxima de 21ºC, segundo informa Sampaio. O sábado segue a mesma tendência: "a temperatura fica na faixa dos 13ºC de mínima e máxima chegando a 23ºC ou 24ºC.
Na noite de domingo a temperatura volta a entrar em ligeiro declínio. "A temperatura mínima pode chegar próxima aos 8ºC e a máxima não passar dos 20ºC. E a semana também se inicia com temperaturas em torno de 10ºC na segunda-feira, a máxima entra em elevação, mas sem chuvas", ressalta Sampaio.