DNIT abre propostas de licitação para obra na BR 285

Lista das empresas habilitadas deve ser divulgada na próxima segunda-feira (18). Empresa vencedora deve executar a obra em oito meses

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-RS) deu início à abertura de propostas de licitações para a duplicação de 2,5 km da BR-285 no trecho entre a Polícia Rodoviária Federal e o túmulo de Fagundes dos Reis. No total sete empresas apresentaram propostas para a execução das obras, três paulistas, duas paranaenses e duas gaúchas. No valor de em R$ 12,5 milhões, a empresa vencedora será responsável pela execução de duas pistas, com quatro faixas de tráfego, de 3,6 m de largura cada e acostamentos de três metros.

Segundo a Chefe da Seção de Cadastro e Licitação do DNIT, Neusa Glória Kruger, a previsão é de que a lista das empresas habilitadas seja divulgada na próxima segunda-feira (18). Nesta fase, os técnicos analisam se as empresas apresentaram os requisitos exigidos pelo edital. Se não houver recursos, a previsão é de que o resultado seja divulgado em até 30 dias, caso contrário, o processo pode levar até seis meses.

A empresa vencedora terá oito meses para executar a obra, ou seja, 240 dias a contar a partir da assinatura do contrato. Além de atender a uma antiga reivindicação dos moradores dos bairros São José, Coronel Massot e Petrópolis, o trecho a ser duplicado também favorecerá o trânsito entre a região Leste com o Sul do Estado. A BR-285 atravessa a Serra e o Planalto gaúchos, tem uma extensão de aproximadamente 674,5 km, passando pelas cidades de Vacaria, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Carazinho, Ijuí e São Luiz Gonzaga e terminando em São Borja, Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina.

Gostou? Compartilhe