Mais de 780 mil: este é o número de estudantes brasileiros que participaram, em 2010, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em sua 13ª edição, a prova da competição escolar foi realizada em 14 de maio, nas escolas cuja participação havia sido previamente cadastrada.
Em Passo Fundo, cerca de 60 estudantes da Escola Menino Jesus Notre Dame responderam ao questionário sobre astronomia e astronáutica. São alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental que, sob a orientação dos educadores Jeferson Rosa, Maurício Braz e Tânise Pelegrini, se destacaram na olimpíada. Um a cada dez deles foi premiado com medalha, no ranking por resultados. Destes, cinco receberam o bronze e um, Vinícius Schuh, foi congratulado com a prata. Este é o segundo ano de participação da Rede de Educação Notre Dame na competição cultural. O que, de acordo com o docente de física Jeferson Rosa, é um ótimo parâmetro de avaliação do conhecimento dos estudantes. "Astronomia e Astronáutica não são conteúdos programáticos específicos do ensino fundamental, mas como a prova da OBA é contextualizada, ela exige que o estudante tenha conhecimento de mundo e saiba relacionar conteúdos já vistos em sala de aula com as situações propostas. A olimpíada é uma ótima oportunidade para sabermos como está o ensino integrado, comparando-o com o de todo o país", conclui.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é aberta à participação voluntária de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio.