Daniela Wiethölter/ON
O saldo foi positivo na primeira noite de fiscalização das medidas restritivas adotadas pela Prefeitura no centro da cidade. Na noite desta quinta-feira uma força-tarefa montada pela Guarda de Trânsito, Brigada Militar e as secretarias de Meio Ambiente e Finanças resultou na apreensão de cinco carros e 12 autuações, todos por estacionamento irregular.
Segundo o coordenador da Guarda de Trânsito, Cesar Variza, o resultado da primeira operação foi satisfatório. "Depois da meia-noite a rua ficou vazia e os moradores ficaram bem satisfeitos, o que mostra que as medidas já estão surtindo efeito", disse. Com o apoio da Brigada Militar, a Guarda fiscalizou o estacionamento nas ruas Moron - entre as ruas Fagundes dos Reis e Bento Gonçalves -, e na Capitão Eleutério - entre a rua Independência e a Avenida Brasil. Nestes trechos o estacionamento foi proibido entre 22h e 6h da manhã a partir desta quinta-feira (14).
Além da fiscalização do estacionamento em local proibido, a operação também fiscalizou o volume do som dos veículos. Nesta primeira noite, a Secretaria de Meio Ambiente realizou abordagens educativas no local. Conforme o coordenador de fiscalização ambiental, Glauco Polita, não foi flagrada poluição sonora. "Já conseguimos verificar uma redução na baderna", disse.
O comandante do Esquadrão de Policia Comunitária, Capitão da Silva, explicou que a Brigada Militar acompanhou todo o trabalho para garantir a segurança da operação. "Primeiramente tentamos identificar os infratores antes da Guarda autuar ou recolher os veículos estacionados em local proibido. Nos casos onde não foi possível localizá-los, os carros foram recolhidos", relatou.
Fiscalização continua
Neste final de semana, a verificação continua, com a forte concentração no centro da cidade. Porém, segundo o coordenador de fiscalização da secretaria do Meio Ambiente, a ação vai ser ampliada para outros pontos da cidade, como postos de combustível, bares e casas noturnas. "A fiscalização do barulho vai ser intensificada nos próximos dias em outros postos da cidade", afirmou Polina.