Idealizar, calcular e construir uma ponte unicamente de espaguete e cola. Esse é objetivo do projeto de extensão Competição de Pontes de Espaguete da Universidade de Passo Fundo (UPF). Nesta segunda edição com escolas de ensino médio de Passo Fundo, os estudantes têm a missão de criar uma ponte pesando no máximo 500 gramas e que suporte a maior carga possível. Alunos de quatro escolas da cidade participam, sendo que as três melhores equipes de cada uma delas seguirão para a grande final na UPF.
Os alunos do Colégio Marista Conceição participaram da etapa classificatória interna, nesta sexta-feira, 15 de outubro. Ao todo, 11 equipes compostas por estudantes do 2º ano competiram, mas apenas cinco foram para a última etapa no educandário. Os quesitos avaliados foram a ponte ter 60 centímetros de cumprimento, 25cm de altura e de 5cm a 15cm de largura. No momento da prova, os alunos escolheram pesos de um a cinco quilos para ver até que carga as pontes de massa suportavam. Os grupos que conseguiram êxito foram: Equipe Bruno e Maca “PS: Nem a Força do Tempo Destrói” vencedora com 20,5 quilos suportados; Equipe Alpha, 2º lugar, com 11,5 quilos; e Equipe Milimitrando, 3º lugar, com 4,5 quilos suportados.
De acordo com o organizador do projeto, professor Moacir Kripka a atividade foi gerada dentro do curso de Engenharia Civil envolvendo os acadêmicos. “Notamos um interesse da comunidade em nossa competição interna pelo caráter curioso das estruturas. Então, resolvemos estender aos alunos do ensino médio, tentando mostrar a eles a aplicação, de forma simplificada, da matemática e da física que eles estudam”, explicou Kripka.
O diretor da escola, Adenir Sebastião de Britto, afirmou, também, que é uma possibilidade de os alunos fugirem das atividades apenas de sala de aula e verificar algumas aplicações na prática da física e da matemática. “São algumas aplicações que na aula normalmente passariam como apenas um cálculo”, pontuou.
Para o aluno Filipe Westphalen, de 15 anos, do 2º ano do ensino médio e integrante da equipe vencedora, as expectativas foram superadas. “O maior desafio foi pegar todas as massas e fazer a estrutura oca, sendo este o nosso segredo. Os cálculos foram muito difíceis, pois quando iniciamos não tínhamos noção de como fazer, mas fomos tentando e descobrimos que não seria tão complicado assim”, comemorou.
Os alunos da 8ª série e do 1º ano foram convidados a assistir a atividade. Todos ficaram atentos aos ensaios, pois, futuramente, serão os participantes da competição. Durante a atividade, eles receberam brindes da UPF.
O projeto intitulado “Uma ponte para o futuro: competição de pontes de espaguete nas escolas de Ensino Médio de Passo Fundo”, visa despertar nos alunos o interesse pela área das ciências exatas, mais especificamente matemática e física, por meio da aplicação direta dos conteúdos estudados em sala de aula, no desenvolvimento de um projeto numa área tecnológica.
A atividade teve como origem a competição organizada desde 2007 entre os alunos do curso de Engenharia Civil. O projeto é divido entre a etapa classificatória interna nas escolas e a etapa final na UPF que acontece no dia 3 de dezembro, no Centro de Eventos da instituição, com as três melhores equipes de cada escola.
Competição de Pontes de Espaguete nas escolas já tem os primeiros finalistas
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