Reforçando a missão

Em dia de confraternização, Pastoral da Criança reúne mais de 220 líderes de Passo Fundo e região na Paróquia São José Operária

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Trocar ideias e experiências, conhecer-se melhor, somar esforços para continuar acreditando em uma missão que depende de dedicação, união e muita boa vontade: esta foi a intenção da Pastoral da Criança com o dia de confraternização promovido neste domingo, 17, na Paróquia São José Operária, no bairro Vera Cruz. A atividade, que teve início às 10 horas da manhã, com uma celebração eucarística conduzida pelo padre Tenário, reuniu cerca de 220 líderes de Passo Fundo e da região, vindos de municípios próximos, como Sertão, Carazinho, Tapera e Ciríaco, que trabalham diretamente com as crianças auxiliadas pelo projeto nos bairros e que nesse dia tiveram a oportunidade de se reunir, dialogar, se descontrair e enxergar cada vez mais motivos para seguir com o louvável trabalho que realizam.

Além da celebração religiosa, o encontro diocesano contou ainda com a apresentação da Orquestra Beija-Flor, do Lar Emiliano Lopes, que trouxe ao evento cerca de 35 crianças e jovens e animou a manhã dos líderes com impecáveis execuções musicais. A confraternização teve segmento com um almoço comunitário, e o início da tarde foi destinado a números artísticos trazidos pelos próprios membros da Pastoral, que cantaram, dançaram e aplaudiram-se uns aos outros, em um claro reflexo do espírito animado e otimista que move aqueles que têm a vocação de ajudar o próximo. Ao final da atividade, foram distribuídos números e realizado um grande sorteio de brindes, em que participaram não apenas os líderes, mas também seus familiares, presentes durante toda a confraternização.

O encontro, que é realizado uma vez por ano, teve duas presenças ilustres neste domingo: Geralda e Rita, que vieram do Maranhão e acompanharam toda a celebração. "Estou gostando muito daqui, percebo uma organização muito ativa e envolvente, o entusiasmo de todos os líderes", conta a maranhense Geralda, que acaba de chegar a Passo Fundo e vai ficar no município até a próxima segunda-feira. Já Rita, natural de Marau, está há cerca de um ano e meio no norte do país, e aproveitou a vinda para matar as saudades da terra natal, onde ficará até janeiro. "Lá o povo é muito acolhedor, estou aproveitando a experiência apesar do calor!", brinca Rita.

A presença delas acontece graças a uma parceria entre a Pastoral da Criança de Passo Fundo e Balsas, no Maranhão. "Isso faz parte da prática das igrejas irmãs, iniciativa que busca reforçar alianças entre as pastorais de todo país realizando troca de missionários", explica o padre Ladir Casagrande, reforçando que a parceria em questão existe desde 1984. De acordo com Simone Zanetti, coordenadora da ação de confraternização, a próxima atividade da Pastoral da Criança acontece nos dias 12 e 13 de novembro. Estaremos realizando uma assembleia diocesana em que será escolhida a nova coordenação", lembra Simone.

Como participar
Para participar da Pastoral da Criança como líder basta procurar a coordenadora Simone Zanetti na Diocese de Passo Fundo, através do telefone 3045-9231 ou no endereço Rua Coronel Chicuta, 436 A. Os voluntários participam de diversas capacitações e atuam na sua própria comunidade em ações como visitas que promovem conhecimento sobre saúde e educação, como a importância da amamentação materna, o aproveitamento correto dos alimentos e os direitos e deveres que contribuem na prevenção da violência doméstica. Mensalmente, os líderes organizam o dia da Celebração da Vida, em que crianças são pesadas e as informações registradas na Caderneta da Criança e no Caderno do Líder, para ser enviado à Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, além de brincadeiras, troca de experiências, informação e partilha de lanche. Em Passo Fundo a Pastoral conta com mais de 100 líderes e atende a cerca de 3300 crianças, 255 gestantes e um total de 60 comunidades.

Gostou? Compartilhe