Escolas se preparam para Seminário da Educação Infantil

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As Escolas Municipais de Educação Infantil estão intensificando as atividades em preparação ao “III Seminário da Educação Infantil Municipal: Expressão do Currículo no Cotidiano Escolar”, que acontece no próximo dia 28 no Igaí Eventos. Em função disso, nesta quarta-feira, a Escola Osório Cardoso Teixeira, do loteamento Leão XIII, apresenta o Projeto Lua à comunidade.
Segundo a diretora da Escola, professora Ivani Dalla Vecchia, essa idéia surgiu da observação das crianças no trajeto de suas casas à escola e vice-versa. “As crianças salientaram a presença da lua e nos fizeram questionamentos, dentre eles por que ela não cai, por que não podemos vê-la de dia, e por que ela muda”, explicou ela. Em função disso, há seis meses os professores da escola já estão realizando atividades com as crianças. Oportunidade em que foram confeccionados painéis que estão fixados no teto de cada sala de aula para explanar as fases da lua, além de também mostrarem outros elementos que constituem o sistema solar. Fazendo parte dessa ação, acadêmicos do Curso de Física da UPF já realizaram uma palestra para as crianças sobre as fases da lua.

A partir das 19h de quarta-feira, com objetivo de envolver as famílias das crianças nessa atividade, a equipe da escola programou uma visita dos pais à escola para conhecer os trabalhos dessa diferente proposta. Logo após, no pátio do educandário, acontece um luau para observação da lua. Organizado pela Secretaria de Educação via Núcleo de Educação Infantil, o seminário terá como objetivo a reflexão sobre a expressão curricular nas escolas através de projetos pedagógicos. Das 26 Escolas Municipais de Educação Infantil, seis delas apresentam painéis mostrando seus projetos, como no caso da Osório Cardoso Teixeira, as outras 20, apresentam pôsteres. O seminário ainda conta com a explanação da educadora da UFRGS, Maria da Graça Horn, tratando sobre a organização do ensino em projetos e a importância do professor como observador atento do cotidiano infantil.

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