Hoje é o Dia D pela Educação Infantil

Entidades promovem mobilização contra o Projeto de Lei que amplia o Ensino Fundamental para 10 anos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

O Fórum de Educação Infantil do Planalto realiza nesta quarta-feira (20) a mobilização “Dia D pela Educação Infantil”. Uma programação será desenvolvida ao longo do dia com o objetivo de mostrar posição contrária ao Projeto de Lei 6755/2010 que propõe a matrícula obrigatória para as crianças de cinco anos no Ensino Fundamental e ampliando para dez anos a matrícula nas escolas.

Acompanhando uma série de atividades realizadas no país, a mobilização em Passo Fundo vai acontecer em diversas escolas de educação infantil. “Queremos explicar aos pais dos nossos alunos porque somos contrários ao Projeto de Lei”, explicou a presidente do Conselho Municipal de Educação, Carla Corrales Garcez.

No município cerca de 4,5 mil crianças freqüentam escolas de educação infantil públicas e assistenciais. Porém muitas crianças ainda estão fora da escola por falta de vagas nas escolas do município e assistenciais. Para Carla, a antecipação da obrigatoriedade do ensino vai refletir sobre o funcionamento das escolas, especialmente as públicas, pois seria necessário contratar mais professores, construir novas escolas e ampliar ainda mais o número de vagas.

Outro argumento do movimento é que a proposta de ampliação do ensino obrigatório a partir dos cinco anos deve implicar no desenvolvimento das crianças. “A criança precisa deste tempo para ser criança. Ampliar o ensino obrigatório diminui em um ano a possibilidade da criança viver experiências educacionais significativas na Educação Infantil”, afirmou a presidente.
O dia D pela Educação Infantil é uma promoção do Fórum de Educação Infantil do Planalto, formado pela Universidade de Passo Fundo, Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Beneficente Lucas Araújo, Escola de Educação Infantil do Hospital São Vicente, Escola de Educação Infantil da Leão XIII, Colégio Salvatoriano Bom Conselho, Escola de Educação Infantil Artes e Manhas e EENAV (Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro).

Gostou? Compartilhe