Lombadas mudam comportamento dos motoristas

Há um ano, motoristas enfrentam o monitoramento de 96 semáforos e 61 lombadas eletrônicas. Média mensal de infrações reduziu mais de 90% desde a implantação do novo sistema

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

A fiscalização eletrônica no trânsito de Passo Fundo completou nesta terça-feira (20) um ano de operação com bons resultados. Com quase 160 equipamentos monitorando o comportamento dos motoristas, os dados mostram que a média mensal de infrações reduz significativamente mês a mês. Segundo levantamento da Secretaria de Transporte, Mobilidade Urbana e Segurança, em um ano foram registradas 124.672 infrações através das lombadas e sinaleiras eletrônicas.
Conforme o gestor administrativo da Kopp, Marinho Stangherlin, os primeiros meses de monitoramento foram marcados por altíssimos índices de infrações, chegando registrar até 18 mil imagens mensais durante o primeiro trimestre. Já entre 19 de janeiro até 9 de abril, a redução foi de aproximadamente 85% quando o número caiu para, em média, 2,5 mil. Agora, a média não passa de 1,2 mil imagens geradas mensalmente para a Guarda de Trânsito. “Estes dados mostram uma mudança no comportamento do motorista passo-fundense”, afirmou.

Stangherlin relata que os índices do município surpreenderam a empresa. “Nós trabalhamos em mais de 200 municípios e nenhum outro alcançou este resultado”, afirmou. No município de Chapecó, por exemplo, que possui quase a mesma população, frota e equipamentos instalados, o número de imagens geradas não reduziu. No entanto, em Passo Fundo, segundo o levantamento da empresa, os índices são bem inferiores mesmo com uma circulação média de cinco milhões de veículos por dia pelos equipamentos. Em Chapecó, o fluxo é menor, 3,5 milhões.

Infrações
Neste primeiro ano, do total de 124.672 infrações registradas pelos equipamentos, 57,2% resultaram em autuação aos motoristas. Conforme o Secretário de Mobilidade Urbana, Ermindo Simonetti, nem todas as imagens enviadas pelo sistema de monitoramento acabam em multa, pois todas passam por uma análise criteriosa, descartando imagens que não possuem nitidez, aquelas onde houve interferência de pedestres e de veículos oficiais de emergência. Além disso, 8.183 motoristas ingressaram com o pedido de defesa na Jada (Junta Administrativa de Defesa da Autuação), que é ligada a Guarda. Destes, 5.339 foram indeferidos, 444 recursos foram aceitos e 2.400 foram convertidos em advertência.
No entanto, de cada 100 infrações registradas, 90% são cometidas por veículos de fora. “Este dado revela que o motorista passo-fundense está mais consciente no volante”, disse o gestor da Kopp. Para o secretário, os dados mostram que o motorista da cidade estão mais atentos ao trânsito. “Isso é bom porque o motorista está prestando atenção na atividade que esta desenvolvendo”, afirmou.

Gostou? Compartilhe