?EUR~Heroes?EUR(TM) da cidadania

Jovens da Escola Anna Luiza Ferrão arrecadam alimentos e distribuem a pessoas carentes do Bairro Victor Issler

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Leonardo Andreoli/ON

Os estudantes da escola estadual Anna Luiza Ferrão deram um exemplo de cidadania na manhã de ontem. Cerca de 20 jovens da turma 221, do segundo ano do ensino médio, foram até o Bairro Victor Issler e distribuíram alimentos a moradores em situação de vulnerabilidade social. A equipe ‘Heroes’ foi a vencedora da gincana do Dia do Estudante. A iniciativa de entregar os alimentos de casa em casa, e não a uma entidade, partiu dos próprios alunos.

Para a professora que acompanhou os alunos na entrega, Malgari Vieira, a iniciativa dos alunos em ir até a comunidade valoriza ainda mais o nome da equipe. “Agora eles se tornaram os ‘Heroes’ da comunidade”, brincou fazendo relação do nome da equipe, heróis em inglês, e a atividade.

De casa em casa
Os estudantes se organizaram em grupos, e com as sacolas em mãos foram de casa em casa oferecer as doações. Cada uma das embalagens continha cerca de 10 quilos de alimento. No total foram distribuídas aproximadamente 80. O presidente da turma, Tainan Oliveira, 17 anos, explica que a opção por entregar de casa em casa e não a uma entidade, partiu por eles verem que muitas pessoas próximas à escola tinham necessidade. “Algumas casas estavam definidas para a entrega, o restante entregamos para as famílias que encontramos”, pontua.
A primeira família a receber a doação foi a de Mara Albuquerque, 45 anos. Oliveira explicou a ela o motivo da atividade e entregou uma das sacolas com alimentos não perecíveis. Na casa, mora ela, o marido e uma filha. “Eles são novos e tem esse interesse de ajudar as pessoas. É uma coisa muito boa que eles fazem. Com certeza a doação vai ajudar bastante”, assegura Mara.

Doações
A arrecadação de alimentos não perecíveis era uma das provas que incluía a gincana do Dia do Estudante, comemorado em agosto, organizada pela instituição. A professora Malgari Vieira explica que além desta ação social, os alunos recolheram óleo de cozinha usado para ser encaminhado a instituições que utilizam esse material.  “A gincana foi uma atividade que envolveu todas as disciplinas. E teve provas de conhecimentos também. Pensamos em entregar a doação a uma entidade, mas os próprios alunos se dispuseram a ir até as famílias”, conta. Todas as turmas da escola participaram da gincana e da arrecadação de alimentos. No total foram coletados mais de 800 quilos de alimentos não perecíveis, que foram separados em sacolas para serem entregues às famílias.

Gostou? Compartilhe