Natália Fávero/ON
O pedido de mais delegados para Passo Fundo foi atendido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Dos 199 delegados que se formam na segunda-feira (25/10), quatro virão para Passo Fundo e outros três para os municípios da região. A informação foi assegurada ontem pelo deputado Luciano Azevedo, do PPS, e também pelo deputado estadual eleito, Diógenes Basegio (PDT). Os deputados obtiveram a confirmação através do chefe da Polícia Civil no Rio Grande do Sul, delegado Álvaro Chaves. O efetivo deverá ser aumentado até o final do ano.
A reivindicação foi um pedido dos delegados de Passo Fundo que se reuniram com Luciano na última sexta-feira (15/10). Na segunda-feira seguinte, os vereadores também fizeram uma indicação à Secretaria de Segurança Pública sugerindo a designação de novos delegados de polícia para a região. “O delegado Chaves garantiu que além do delegado plantonista, Passo Fundo receberá mais policiais para o atendimento da população”, disse Luciano.
O pedido para aumentar o efetivo na cidade é devido à quantidade sobre-humana de procedimentos que ficam a cargo de apenas seis delegados, os quais além de atuar nas delegacias onde são titulares respondem por outras cidades do interior, bem como se revezam nas escalas de plantonistas da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). “Com o aumento de delegados o funcionamento da delegacia será melhor, o atendimento será mais ágil e o plantão da polícia terá delegados durante todo o dia sem precisar deixar os demais de sobreaviso”, explicou Basegio. Em 2009, a DPPA de Passo Fundo registrou 342 flagrantes. Até outubro deste ano, já foram feitos mais de 300.
Prédio da Polícia
O diretor do grupo de licitação da Secretaria de Segurança, Marcelo Moreira da Silva também informou ao deputado Basegio que há uma verba no orçamento da secretaria de R$ 1,9 milhão destinada para a conclusão do Prédio da Central de Polícia em Passo Fundo. No local funcionam o plantão da polícia civil (DPPA) e a Delegacia da Mulher. As obras do prédio foram iniciadas em 1996 e a maior parte das instalações permanece inacabada. A previsão era construir 2 mil m², mas apenas 500 m² foram concluídos. Após 14 anos, o prédio está deteriorado e sofre com as infiltrações. A ideia era unificar as sete delegacias da cidade para agilizar o processo e compartilhar os dados. Basegio disse que juntamente com outros deputados tentará viabilizar os recursos ainda nesse ano para que em 2011 as obras sejam concluídas.
Formatura dos novos delegados
A formatura dos 199 novos Delegados de Polícia será realiza na próxima segunda-feira (25/10). A solenidade acontece às 19h, no Teatro do Bourbon Country, sito à Avenida Túlio de Rose, nº 80, em Porto Alegre. A iniciativa integra o projeto de Recomposição dos Efetivos, do Programa Estruturante Cidadão Seguro.