Natália Fávero/ON
A reprodução de um dos mais importantes episódios da Revolução Federalista acontecerá nesse fim de semana. A 5º encenação da Batalha do Pulador inicia no sábado com um desfile das tropas federalistas pela Avenida Brasil em Passo Fundo. A batalha nos campos de Pulador será realizada na tarde de domingo com a participação de aproximadamente 600 atores. A encenação terá seis atos e a expectativa é que 20 mil pessoas prestigiem o evento. Foram investidos cerca de R$ 80 mil na confecção do figurino, cenário, alimentação e transporte dos atores.
A Revolução Federalista (1893-1895) retrata o dia 27 de junho de 1894 quando houve a maior batalha do Brasil nos campos de Pulador entre os federalistas (maragatos) e os republicanos (pica-paus). O confronto durou quase oito horas. Morreram em média 1,3 mil pessoas e outros milhares ficaram feridos.
A encenação dura cerca de duas horas e inicia com as primeiras escaramuças com degolas de ambos os lados. A segunda parte reproduz o confronto de tropas com espadas. A artilharia e seus lanceiros também compõem as cenas. O combate a cavalo encerra o quarto ato. Depois, a Cruz Vermelha socorrerá os feridos e por fim os saqueadores fazem a varredura no local. Pombas serão utilizadas no final do evento para simbolizar a paz.
Estrutura
Haverá praça de alimentação, arquibancadas para o público e banheiros. É importante que as pessoas cheguem com antecedência para garantir um bom lugar. A Brigada Militar também estará no local para fazer a segurança.
Ônibus para transportar comunidade
A Codepas estará disponibilizando ônibus para transporte, a partir das 8h. Os coletivos urbanos sairão da Avenida Presidente Vargas, em frente ao Estádio Vermelhão da Serra. Seguirá pela Presidente Vargas, Duque de Caxias, Ângelo Preto, Avenida Brasil sentido Boqueirão, RS 324, BR 285, Aeroclube até a estrada de acesso ao distrito de Pulador. Os ônibus deverão passar a cada uma hora. O último veículo sairá de Pulador às 18h. O valor da tarifa será de R$2,20 (dois reais e vinte centavos), sendo aceito vale estudante e, por ser linha especial, não haverá isenção aos idosos.
Programação:
Sábado (23/10): 14h – Desfile das tropas federalistas (Saída em frente à prefeitura até o trevo de Ernestina)
Domingo (24/10): 15h – Encenação da 5º Batalha do Pulador, no distrito de Pulador.