Participação nas decisões. Esta é a proposta da Cáritas Diocesana com a realização das assembleias, tal como aconteceu na última quinta-feira (21), na 11ª edição do evento. Contando com a participação de 54 pessoas, a assembléia foi dividida em dois momentos: de estudo e definições sobre o futuro.
Participaram os sócios da entidade, secretariado diocesano de Cáritas, representantes das equipes paroquiais de Cáritas (EPC), das obras sociais católicas, da igreja-irmã de Balsas, no Maranhão e da Cáritas Regional do Rio Grande do Sul. Segundo o coordenador da entidade, Luiz Costella, “a Cáritas busca a participação das pessoas, tanto no que se refere aos programas e projetos desenvolvidos, como também na definição deles. Por isso as assembleias são momentos importantes de participação social”, salienta.
Assim, o encontro dividiu-se em dois momentos. Pela manhã, foi estudado e aprofundado o tema Fé e Caridade, e pela tarde realizou-se a aprovação de relatórios e balanços, e a eleição da nova diretoria e Conselho Fiscal da entidade. Nesse sentido, Costella destacou que “faz parte da assembleia o estudo e aprofundamento do trabalho, como também os atos oficiais de aprovação de relatórios, balanços e a eleição da diretoria de forma democrática.”
O estudo realizado na ocasião trabalhou questões práticas da fé cristã, relembrando os programas, projetos, objetivos e a missão da Cáritas Diocesana. A partir da divisão dos presentes em cinco grupos de estudo, trabalhou-se o Documento de Aparecida, a Encíclica Caritas in Veritate, do Papa Bento XVI e alguns textos bíblicos relacionados ao tema do encontro.
Eleição
O processo de eleição, que teve como presidente de honra nosso bispo diocesano, Dom Pedro Ercílio Simon, elegeu os seguintes membros:
* Diretora Administrativa: Fátima Cecconello, da EPC Catedral;
* Vice-Diretora administrativa: Leopoldina Lopes, da EPC São Judas Tadeu;
* Diretora Pedagógica: Elda Canali Fossatti, da EPC Sagrado Coração de Jesus;
* Vice-Diretora Pedagógica: Izene Mognon Gal, da EPC São Cristóvão;
* Tesoureiro: Luiz Carlos Vicentini, da EPC Santo Antônio
* Secretário: Romeu Jacob Sauzen, do abrigo Nossa Senhora da Luz.
Conselho Fiscal
Para o Conselho Fiscal, foram eleitos os seguintes nomes como titulares: João Maria da Silva, dos grupos de Economia Solidária do Santuário; Leontina Colussi, da EPC São Vicente de Paulo e Ivone Vanini, da Comissão Diocesana de Mulheres. Como suplentes, foram eleitos: Pedro Fávero, do Conselho Diocesano de PACs; Carmelinda Maria Brigmann da EPC São José Operário e Maria Isabel Teixeira da Silva, representante dos grupos de mulheres da paróquia São Judas Tadeu.
Fé e caridade são debatidos pela Cáritas
· 1 min de leitura