III Seminário da Educação Infantil nesta quinta-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Acontece nesta quinta-feira o “III Seminário da Educação Infantil Municipal: Expressão do Currículo no Cotidiano Escolar”, que reunirá professores das 26 escolas municipais de educação infantil. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal através do Núcleo de Educação Infantil da Secretaria de Educação, e objetiva a reflexão sobre a expressão curricular nas escolas através de projetos pedagógicos.

Em função disso, seis escolas vão apresentar seus projetos em forma de painéis, e vinte delas apresentam através de pôsteres. A secretária de Educação, professora Vera Vieira, destacou que a intenção é implantar uma metodologia de projetos que realmente seja capaz de atender as crianças. “Somente neste ano nosso núcleo organizou 16 encontros com as escolas para discussão de metodologia de projetos”, disse ela.

A coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da SME, professora Sílvia Scartazzini, explicou que as escolas vem desenvolvendo esses projetos que serão apresentados quinta há um bom tempo, e que eles surgiram de questionamentos dos próprios alunos. Como aconteceu na Escola Fadinha, do bairro Donária, local onde foram construídas inúmeras casas populares via projetos da Prefeitura Municipal, o que despertou a curiosidade dos alunos. Eles perguntavam aos professores “o por quê de tanta casinha igual”. Aproveitando essa oportunidade, o trabalho desenvolvido foi em cima dessas habitações populares, em que as crianças fizeram maquetes e inclusive visitaram essas casas.

Já na Escola Santa Luzia, do bairro Cohab I, os questionamentos giraram em torno de uma caixa d´agua localizada no pátio do educandário. “As crianças queriam saber o que era aquilo, e como funcionava. Os professores organizaram inclusive a visita de um profissional da Corsan para conversar com as crianças”, disse Sílvia. Além disso, os educadores levaram os alunos até uma loja de canos localizada na comunidade da escola, oportunidade em que tiveram uma aula. Atividade que levou as próprias crianças, com a ajuda do mapa hidráulico, à mapearem com fita adesiva o local onde passam os canos de água dentro da escola.

O seminário, que inicia às 8 horas no Igaí Eventos, ainda conta com a explanação da educadora da UFRGS, Maria da Graça Horn, nos turnos da manhã e tarde, tratando sobre a organização do ensino em projetos e a importância do professor como observador atento do cotidiano infantil.

 Assessoria PMPF

Gostou? Compartilhe