Faltando pouco mais de uma semana para o Dia de Finados, os cemitérios da cidade aceleram o trabalho de limpeza e estruturação para receber um grande fluxo de pessoas, não só no dia 2 de novembro, mas durante o próximo final de semana. Além de operários, tradicionalmente os familiares também trabalham nas melhorias antes da data para a realização de ajustes, reformas e limpeza dos túmulos.
Mara e Rita dos Santos, mãe e filha, começaram a trabalhar no Cemitério da Vera Cruz há duas semanas. Mara herdou o ofício do pai e hoje passa para a filha e para o neto. Juntas elas aproveitam esta época do ano para oferecer a limpeza dos túmulos a familiares e tirar um dinheiro extra para o final do ano. A limpeza serve para que na visitação tudo esteja bem conservado. “Aproveitamos para tirar um extra nesta época do ano em que todos querem deixar os túmulos limpos e enfeitados”, disse Mara.
Reformas somente até o dia 28
Conforme Mariniza dos Santos, coordenadora da Divisão de Cemitérios, as obras de reformas, restauração e construção dos túmulos só podem ser realizadas até o dia 30 de outubro, porém somente com a autorização prévia, que deve ser solicitada na divisão até o dia 28, mediante alvará do terreno. No último mês, o setor recebeu em média 15 solicitações diárias. “A idéia é evitar o tumulto de limpeza e manutenção dos jazigos na véspera de finados, quando a visitação é intensa”, afirmou Mariniza. Já a limpeza dos túmulos, realizada pelos familiares ou por serventes contratados pode ser realizada até o feriado.
Além dos serviços informais, a preparação para o feriado de finados requer também medidas por parte da Divisão de Cemitérios. Em parceria com a Guarda de Trânsito e as secretarias de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Obras, mais de 50 servidores trabalharão em mutirão nos dias 1° e 2 de novembro na orientação dos visitantes, do trânsito e nos serviços como varredura, capinagem, coleta de lixo e de entulhos. Para evitar o acúmulo de lixo, nos próximos dias serão colocados contêineres em todos os cemitérios e um caminhão da STMUS fará a coleta diariamente.
Expectativa
Passo Fundo possui oito cemitérios, mas a maior expectativa de público deve se concentrar no Cemitério da Vera Cruz, que tradicionalmente recebe mais de 100 mil pessoas no feriado, e no da Petrópolis, que deve receber uma visitação em torno de 50 a 60 mil pessoas.
Ações contra a dengue
Além disso, outra informação é que as pessoas estão sendo orientadas para que utilizem areia nos vasos. "Estamos distribuindo areia em todos os cemitérios e pedimos para que as pessoas não deixem água nos vasos devido ao perigo da dengue", enfatizou a coordenadora.
Missas
Em virtude da grande movimentação que acontece no feriado de finados, o Cemitério da Vera Cruz vai realizar duas missas campais, às 9h e às 10h, no feriado. A catedral Nossa Senhora Aparecida terá celebrações às 9h e às 18h no mesmo dia. Nos outros cemitérios os horários das missas não foram confirmados.
Preparação para o Dia de Finados movimenta cemitérios
· 2 min de leitura