Glenda Mendes/ON
O final de semana foi para relembrar o clima e as temperaturas que devem vir durante o verão. O céu claro e o calor foram propícios para um domingo de passeio em família ou uma volta a pé pela cidade. Mas todo esse sol deve desaparecer um pouco hoje (segunda-feira, 25), quando o dia deve amanhecer com céu nublado a encoberto.
De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo, o domingo com predomínio de sol fez o dia terminar abafado, com temperaturas típicas de verão. “Mas a segunda-feira deve amanhecer com céu nublado a encoberto. Com isso, pode ocorrer chuva, com períodos de melhoria”, explica.As temperaturas hoje devem ficar entre a mínima de 16ºC e a máxima de 24ºC.
Na terça-feira (26) o tempo já melhora e o dia deve amanhecer com céu claro. “A terça-feira já será de melhoria, com céu claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima será de 13ºC e a máxima de 24ºC”, salienta o observador. A quarta-feira (27) deve ser semelhante, com o dia amanhecendo com o céu claro a parcialmente nublado. “A temperatura baixa um pouco na quarta-feira e pode fazer um pouco de frio pela manhã”, argumenta Sampaio. A temperatura mínima na quarta-feira será de 11ºC, mas a máxima já sobe um pouco, podendo ficar em 25ºC.
Já a quinta-feira (28) será de temperatura ainda mais alta, com a máxima podendo chegar aos 29ºC. “O céu fica de claro a parcialmente nublado e a temperatura mínima será de 14ºC”, destaca o observador. Mas todo esse sol e calor já fazem com a sexta-feira (29) seja de céu parcialmente nublado a nublado, com temperaturas entre 16ºC e 30ºC, indicando que a chuva já deve voltar a partir de sábado (30). “Conforme os boletins do Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva deve retornar já no sábado”, ressalta Sampaio.
Chuvas
A poucos dias do final do mês de outubro, as chuvas estão abaixo da média, tal como indica o fenômeno La Niña, que está agindo sobre a região. Até agora foram cerca de 100 milímetros de chuva, o que representa 60% da média, de 167,1 milímetros. “E as temperaturas, mesmo com todo o calor desses últimos dias, vem se mantendo dois graus abaixo da média para o mês de outubro”, salienta o observador.