Daniela Wiethölter/ON
Os dados ainda são preliminares, mas o Censo 2010 do IBGE já mostra um bom crescimento populacional e no número de moradias em Passo Fundo. Da estimativa inicial de 56 mil domicílios na zona urbana e rural, os recenseadores já registraram um aumento de no mínimo 20%, totalizando até a semana passada, mais de 68 mil residências. Segundo o coordenador do Censo na região, Jorge Bilhar, este número deve aumentar ainda mais, pois no último cálculo ainda faltavam visitar 5,2 mil domicílios na zona central de Passo Fundo.
Mutirão
Há apenas dois dias para enviar dos dados para a coordenação nacional do Censo 2010, cerca de 80 recenseadores trabalham em regime de mutirão para entrevistar os moradores dos domicílios que até o momento foram encontrados fechados. “Estamos encontrando muitas dificuldades para encontrar os moradores que ficam pouco tempo em casa”, disse Bilhar.
Como a pesquisa precisa passar por 100% das moradias e responder o questionário é obrigatório, o IBGE está agendando as visitas conforme o horário dos moradores. “Estamos de plantão nos finais de semana e até tarde da noite”. O agendamento pode ser realizado pela internet, por telefone ou pessoalmente na sede do IBGE.
Região
Na região de cobertura do escritório do IBGE de Passo Fundo, que abrange 26 cidades, a pesquisa não encerrou em apenas três municípios: Passo Fundo, Marau e em Soledade.
Censo pela internet
Responder ao Censo é obrigatório conforme a Lei 5.564, de 14 de novembro de 1968. Além da entrevista pessoal, pela primeira vez na história, o questionário pode ser respondido também pela internet. No entanto, o morador deve obter o “E-ticket”, uma senha que dá ao morador acesso às perguntas, que somente é fornecido pelo próprio recenseador. Além disso, o cidadão precisa responder as questões no prazo de cinco dias. Caso esse período não seja cumprido, a senha expira e o recenseador voltará ao domicílio.
Agende a visita
O coordenador do IBGE destaca que a participação é importante porque os números coletados são bases para definição de recursos públicos e privados, políticas públicas, entre outros.
Site: http://www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php
Telefone: 3313-8831 ou 3313-8877
No IBGE: Avenida Presidente Vargas, 100