O professor da Universidade de Passo Fundo, doutor em Agronomia, Willingthon Pavan, foi convidado a participar de um workshop do Agricultural Model Intercomparison and Improvement Projetct (AgMIP), que ocorre de 28 a 30 de outubro, em Long Beach, Califórnia, Estados Unidos. Durante os três dias, pesquisadores de todo o mundo vinculados às áreas de Tecnologia de Informação e modelagem e simulação de culturas estarão elaborando um projeto para a simulação do crescimento e desenvolvimento de plantas e suas doenças, a partir das projeções climáticas. O workshop está sendo financiado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (United States Department of Agriculture - USDA) e organizado pela Agência Espacial Americana (NASA) e Universidade de Columbia.
Entre os objetivos do projeto AgMIP estão melhorar a caracterização do risco relacionado à segurança alimentar mundial devido às mudanças climáticas e ao aumento da capacidade de adaptação de culturas tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento; refletir sobre as oportunidades de pesquisa que possam impactar no mercado de grãos e culturas; e auxiliar na tomada de decisões dos profissionais que atuam nessas áreas. “Queremos no futuro poder informar, por exemplo, que áreas geográficas são mais aptas para receber ou não determinadas culturas”, resume o professor Pavan.
Durante o workshop, os pesquisadores poderão conhecer mais detalhes sobre o AgMIP e iniciar os estudos para determinar a cobertura temporal e geográfica de culturas, de comércio de alimentos e de cenários futuros. Além disso, os participantes poderão estabelecer modelos e protocolos envolvendo a intercomparação e projeções futuras para a modelagem de culturas, economia, cenários climáticos e grupos de tecnologia da informação. Os pesquisadores terão a oportunidade de organizar e iniciar as atividades do AgMIP.
Do Brasil, além de Pavan, foram convidados a participar do projeto alguns potenciais pesquisadores da Embrapa e do INPE/CPTEC, por exemplo. Desde 1999, o professor da UPF desenvolve pesquisas na área de modelagem e simulação de culturas e doenças e Tecnologia da Informação. Ele é o coordenador do Grupo de pesquisa Mosaico da UPF, desenvolvendo estudos em parceria com o pesquisador José Maurício Fernandes, da Embrapa.
Outras ações
Pavan vai aproveitar a estada em terras americanas para outros compromissos. Ele terá uma reunião com pesquisadores da Universidade da Flórida para discutir os resultados obtidos nos últimos dois anos pelo projeto Descision Support System for Risk Reduction in Agriculture – Phase II: DSS for Eastern Paraguay and Rio Grande do Sul. Além disso, a convite do professor da Universidade da Flórida Clyde Willian Fraisse, vai participar de discussões sobre a expansão do projeto Open-AgroClimate. Pavan vai, igualmente, participar de reunião com os dois intercambistas da UPF na Universidade da Flórida. O retorno do pesquisador a Passo Fundo está previsto para o início de novembro.
Professor da UPF participa de projeto mundial
· 2 min de leitura