Natália Fávero/ON
A Codepas (Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo) quer estar mais próxima dos usuários. No dia 26 de setembro fez dois meses que a empresa assumiu a coleta de lixo no município. Ela conseguiu colocar o recolhimento em dia e diminuir significativamente as reclamações derivadas do mau serviço prestado anteriormente. Entre as inovações consolidadas pela empresa nesse período está o Alô Codepas e a cartilha com os itinerários realizados pelos caminhões. Outra novidade a ser lançada em aproximadamente 30 dias é a Codepas na Internet.
O site ainda está sendo desenvolvido, mas o diretor administrativo, Rafael Moraes adiantou que o novo canal de interação abrangerá todas as informações das atividades prestadas pela Codepas, que são o transporte coletivo, a coleta do lixo e a exploração do basalto realizado na pedreira. Os usuários terão acesso aos roteiros e horários dos ônibus através de um mapa virtual e também aos itinerários de coleta de lixo. “Os usuários não precisarão ligar e nem vir até a empresa. Eles poderão fazer solicitações, reclamações e sugestões”, disse o diretor administrativo.
Cartilha e o Alô Codepas
A cartilha com o itinerário de coleta de lixo e o Alô Codepas são algumas das inovações que deram certo. A cartilha foi lançada há poucos dias e contém o horário e os dias em que passa o caminhão do lixo nos vinte setores da cidade. Foram impressas 40 mil cartilhas que serão entregues em 300 pontos do município. Elas serão distribuídas em pontos estratégicos da cidade e para os presidentes de bairros. Os interessados também podem adquirir o material na sede da Codepas, nos fundos da prefeitura. “Não nos afobamos para fazer a cartilha. Primeiro analisamos os percursos e a quantidade de ruas para informar a comunidade da maneira mais precisa possível”, explicou Moraes.
O serviço Alô Codepas é atendido por duas pessoas que recebem as ligações. Toda a solicitação é avaliada e verificada pelos fiscais que tomam as medidas cabíveis. Todos os usuários que entram em contato com a empresa são registrados recebem um número de protocolo. O Alô Codepas funciona através do telefone (54) 3045-3968.
Coleta em dia
Os primeiros 60 dias de recolhimento foram avaliados positivamente pela direção da empresa. No início dos trabalhos a empresa teve que fazer um mutirão para limpar a cidade. Nos primeiros dias, a empresa chegava a receber cerca de 20 reclamações, agora a Codepas recebe em média duas solicitações. “Estamos vencendo esse desafio da coleta na cidade e os resultados positivos são referentes aos esforços conjunto da direção da empresa que realizou estudos e se preocupa em oferecer um serviço de qualidade para a comunidade”, disse Moraes.
Para monitorar e gerenciar os serviços a Codepas criou um setor de Gestão de Coleta de Lixo. São 42 garis, 14 motoristas, sete caminhões compactadores e um baú para recolher em média cerca de 140 toneladas de resíduos diariamente em 40 mil residências. Por enquanto, o diretor administrativo informou que os caminhões dão conta, mas quando a coleta seletiva na cidade começar a funcionar na prática e em todos os bairros será necessário aumentar o número de caminhões baú para realizar esse tipo de coleta.
A comunidade está aos poucos se adaptando aos itinerários da coleta. Nos distritos, o recolhimento antigamente era feito quinzenalmente, hoje o serviço é prestado toda a semana. “O pessoal do interior está confiando no nosso trabalho e estamos recolhendo o dobro de carga. Nos distritos efetuamos apenas a coleta seletiva e os materiais recicláveis vão direto para os galpões das cooperativas”, informou Moraes. O diretor administrativo falou que o trabalho está em fase de amadurecimento e que o aprendizado surge a cada dia.
Interativa aponta satisfação dos usuários
Em uma interativa realizada há algumas semanas no site do Jornal ON, comunidade aprovou os serviços de coleta de lixo prestados pela Codepas. Confira o resultado:
Opção 1 (Bom) - 47.16%
Opção 2 (Muito Bom)- 18.75%
Opção 3 (Ótimo) - 7.95%
Opção 4 (Ruim) - 10.8%
Opção 5 (Péssimo)- 5.68%
Opção 6 (Indiferente)- 9.66%
Contêineres
A localização dos contêineres está sendo planejados juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente. Os 700 equipamentos que serão instalados na próxima semana no centro da cidade contribuirão com o serviço de recolhimento e com a comunidade que terá ruas mais limpas. Segundo Moraes não haverá preocupação com lixo espalhado pelo chão. Os contêineres são fechados. Eles possuem uma alavanca para as pessoas abrirem a tampa e depositarem as sacolas. Serão implantados equipamentos para o lixo seco e orgânico, devidamente identificados. Dois caminhões estão adaptados para realizar esse serviço. O material reciclável não será levado para o aterro e sim para os galpões, pois estarão devidamente separados.