Transpasso capacita seus funcionários
Treinamento: Empresa desenvolve atividades com os colaboradores dentro do foco da acessibilidade
“Consegui fazer uma reflexão de como é ser portador de uma deficiência visual. Eu nunca tinha parado para pensar sobre isso. Para minha vida profissional foi de grande valia, hoje sabendo o que passam os portadores de necessidades especiais, consigo ter mais paciência e dar ainda mais atenção do que já dava a essas pessoas”, disse o cobrador de ônibus, Piero Franchesco Francio, ao fazer uma avaliação sobre a oficina de formação e sensibilização a respeito da acessibilidade realizada para motoristas, cobradores e fiscal da concessionária de transporte coletivo, Transpasso. A atividade foi desenvolvida no dia 16 de outubro, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em parceria com o Núcleo de Políticas Públicas e Sociais de Acessibilidade - NUPPA, vinculado a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social – Semcas.
Conforme os organizadores, os objetivos foram de capacitar os funcionários e mostrar a realidade das pessoas portadoras de necessidades especiais com o intuito de melhorar o serviço prestado. De acordo com a diretoria da Transpasso, a iniciativa partiu da Semcas e foi prontamente aceita pela empresa. “Primamos pela satisfação, tanto de nossos usuários, quanto dos nossos funcionários. Acreditamos que essa atividade é uma forma de mostrar na prática as dificuldades enfrentadas por nossos passageiros portadores de necessidades especiais e idosos, além de ser uma oportunidade de amadurecimento e crescimento pessoal para cada um de nossos colaboradores”, disse a gerente administrativa da Transpasso, Alessandra Almeida Wolffenbüttel.
Nessa primeira fase participaram 13 funcionários. Como o serviço de transporte não pode parar foi necessário fazer uma escala. “A empresa está à disposição da Semcas para uma nova etapa do curso, onde teremos a oportunidade de capacitar os demais funcionários que ainda não puderam participar”, complementou Alessandra.
De acordo com a instrutora da oficina, a educadora e técnica do NUPPA, Cláudia Furlanetto, a oficina possibilita que as pessoas possam se aproximar e conhecer um pouco mais da realidade dos portadores de deficiências e idosos. “Procuramos informar e sensibilizar os profissionais para qualificar o atendimento a todas as pessoas independente de condição física ou sensorial”, explicou Cláudia. Na atividade foram utilizadas técnicas de orientação e mobilidade - como conduzir uma pessoa cega, como conduzir uma pessoa cadeirante; vivência com venda e cadeiras de rodas. Essas técnicas fazem com que os participantes se coloquem no lugar das pessoas que se encontram na situação de não enxengar ou caminhar. Além disso, foi feita uma explanação sobre a história e a legislação sobre o assunto.
Cláudia destaca a receptividade e o interesse apresentados pelos funcionários participantes. “Eles ficaram surpresos, sensibilizados e, até mesmo chocados com a dificuldade de locomoção nos espaços sem a visão e sem poder caminhar”, salientou. Ela afirma que essa atividade é importante e oportuniza a mudança de postura das pessoas diante das dificuldades dos portadores de necessidades especiais. “Esse momento será um qualificador no trabalho desenvolvido na empresa, que desenvolve um importante papel na sociedade, pois oportuniza diariamente o ir e vir com segurança dos nossos cidadãos, ou seja, a efetiva inclusão social”concluiu.
A Transpasso, que atende três linhas, estará recebendo nos próximos dias mais um ônibus equipado com elevador que permite o acesso a passageiros com cadeiras de rodas, conforme as normas da acessibilidade. “Estamos sempre renovando a nossa frota, por meio de um planejamento, que visa cada vez mais a melhoria do serviço prestado”, destaca o diretor da concessionária, José da Silva Almeida.
Para o cobrador, José Leodenir da Silva Soares, o mais importante foi ser sensibilizado e naquele momento sentir na pele as dificuldades enfrentadas por esse público especial. Da mesma opinião é o motorista Luis dos Santos de Jesus Leitão, que diz ter se surpreendido com as dificuldades enfrentadas principalmente pelos deficientes visuais. “A partir deste dia tive um crescimento pessoal e profissional. Agora vejo de maneira diferente cada portador de necessidade especial e até mesmo o idoso com a falta de mobilidade. Consigo dar ainda mais atenção do que já dava os nossos usuários no transporte. Espero que tenhamos sempre esse tipo de motivação e oportunidade em participar de cursos como este”, finalizou Jesus Leitão.
“Consegui fazer uma reflexão de como é ser portador de uma deficiência visual. Eu nunca tinha parado para pensar sobre isso. Para minha vida profissional foi de grande valia, hoje sabendo o que passam os portadores de necessidades especiais, consigo ter mais paciência e dar ainda mais atenção do que já dava a essas pessoas”, disse o cobrador de ônibus, Piero Franchesco Francio, ao fazer uma avaliação sobre a oficina de formação e sensibilização a respeito da acessibilidade realizada para motoristas, cobradores e fiscal da concessionária de transporte coletivo, Transpasso.
A atividade foi desenvolvida no dia 16 de outubro, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em parceria com o Núcleo de Políticas Públicas e Sociais de Acessibilidade - NUPPA, vinculado a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social – Semcas. Conforme os organizadores, os objetivos foram de capacitar os funcionários e mostrar a realidade das pessoas portadoras de necessidades especiais com o intuito de melhorar o serviço prestado. De acordo com a diretoria da Transpasso, a iniciativa partiu da Semcas e foi prontamente aceita pela empresa. “Primamos pela satisfação, tanto de nossos usuários, quanto dos nossos funcionários. Acreditamos que essa atividade é uma forma de mostrar na prática as dificuldades enfrentadas por nossos passageiros portadores de necessidades especiais e idosos, além de ser uma oportunidade de amadurecimento e crescimento pessoal para cada um de nossos colaboradores”, disse a gerente administrativa da Transpasso, Alessandra Almeida Wolffenbüttel. Nessa primeira fase participaram 13 funcionários.
Como o serviço de transporte não pode parar foi necessário fazer uma escala. “A empresa está à disposição da Semcas para uma nova etapa do curso, onde teremos a oportunidade de capacitar os demais funcionários que ainda não puderam participar”, complementou Alessandra. De acordo com a instrutora da oficina, a educadora e técnica do NUPPA, Cláudia Furlanetto, a oficina possibilita que as pessoas possam se aproximar e conhecer um pouco mais da realidade dos portadores de deficiências e idosos. “Procuramos informar e sensibilizar os profissionais para qualificar o atendimento a todas as pessoas independente de condição física ou sensorial”, explicou Cláudia. Na atividade foram utilizadas técnicas de orientação e mobilidade - como conduzir uma pessoa cega, como conduzir uma pessoa cadeirante; vivência com venda e cadeiras de rodas. Essas técnicas fazem com que os participantes se coloquem no lugar das pessoas que se encontram na situação de não enxengar ou caminhar. Além disso, foi feita uma explanação sobre a história e a legislação sobre o assunto.
Cláudia destaca a receptividade e o interesse apresentados pelos funcionários participantes. “Eles ficaram surpresos, sensibilizados e, até mesmo chocados com a dificuldade de locomoção nos espaços sem a visão e sem poder caminhar”, salientou. Ela afirma que essa atividade é importante e oportuniza a mudança de postura das pessoas diante das dificuldades dos portadores de necessidades especiais. “Esse momento será um qualificador no trabalho desenvolvido na empresa, que desenvolve um importante papel na sociedade, pois oportuniza diariamente o ir e vir com segurança dos nossos cidadãos, ou seja, a efetiva inclusão social”concluiu. A Transpasso, que atende três linhas, estará recebendo nos próximos dias mais um ônibus equipado com elevador que permite o acesso a passageiros com cadeiras de rodas, conforme as normas da acessibilidade. “Estamos sempre renovando a nossa frota, por meio de um planejamento, que visa cada vez mais a melhoria do serviço prestado”, destaca o diretor da concessionária, José da Silva Almeida.
Para o cobrador, José Leodenir da Silva Soares, o mais importante foi ser sensibilizado e naquele momento sentir na pele as dificuldades enfrentadas por esse público especial. Da mesma opinião é o motorista Luis dos Santos de Jesus Leitão, que diz ter se surpreendido com as dificuldades enfrentadas principalmente pelos deficientes visuais. “A partir deste dia tive um crescimento pessoal e profissional. Agora vejo de maneira diferente cada portador de necessidade especial e até mesmo o idoso com a falta de mobilidade. Consigo dar ainda mais atenção do que já dava os nossos usuários no transporte. Espero que tenhamos sempre esse tipo de motivação e oportunidade em participar de cursos como este”, finalizou Jesus Leitão.