Daniela Wiethölter/ON
Aprender através da interação com o meio. Esta foi a principal lição que mais de 400 educadores e 2,5 mil crianças matriculadas nas escolas de Educação Infantil do município aprenderam durante este ano. Através de projetos especiais, instigados pela curiosidade e teorias das crianças, os professores da rede aplicaram na sala de aula modos diferentes de ensinar as crianças a pensar, planejar e descobrir o mundo onde elas vivem. Entre dezenas de projetos desenvolvidos nas escolas, 26 se destacaram e foram expostos durante o 3º Seminário da Educação Infantil Municipal, realizado nesta quinta-feira (28) no Igaí Eventos.
Além da apresentação dos projetos desenvolvidos durante o último ano letivo nas Escolas de Educação Infantil de Passo Fundo, o seminário debateu o tema Expressão do Currículo no Cotidiano Escolar. A professora da UniRitter, Maria da Graça Horn, autora de diversos livros sobre educação, palestrou e avaliou os projetos apresentados pelos professores. Segundo ela, o trabalho desenvolvido na rede vai fazer uma diferença significativa na vida dos alunos. “É um trabalho maravilhoso que, além de ensinar as crianças a pensar, valoriza e respeita o que elas pensam”, elogiou a professora.
Muito além do cuidar
Durante muito tempo, a educação infantil, antes vivenciada em creches e escolinhas, era considerada como uma etapa para a criança apenas brincar e ser cuidada. Segundo Maria da Graça, com a mudança na legislação, nesta fase dos zero aos seis anos, a prioridade passou a ser o aprendizado pedagógico e escolar, onde a criança deixou de ser um mero espectador para ser protagonista na construção de suas aprendizagens. "Através destes projetos, observamos que as crianças nascem já apreendendo, basta que elas tenham oportunidades para promover este alargamento de experiências”, afirmou a professora.
Formação continuada
Acreditar nas crianças foi o principal foco do Programa de Formação Continuada desenvolvido nos últimos três anos na rede municipal. Para a secretária de Educação Vera Maria Vieira, a qualidade dos projetos expostos é resultado destes investimentos, onde o foco foi desafiar os professores a identificar e responder os questionamentos infantis. “Saímos daqui com novas aprendizagens”, afirmou. Já a coordenadora da Educação Infantil no município, Indaiá Fabris, destaca que a capacitação trouxe também enormes benefícios para as crianças. “Prestar a atenção no que elas querem, nas suas dúvidas e no meio onde elas vivem é fundamental para o seu desenvolvimento futuro”, explicou.